Curso de administração do Promove e Kennedy proporciona formação completa

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
06/07/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:25
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

Formar administradores que sejam capazes de não só trabalhar em grandes organizações, mas também de empreender e abrir o próprio negócio é um dos principais enfoques da graduação em administração das faculdades Promove e Kennedy de Belo Horizonte. O curso, que funciona em duas unidades na capital, no Centro e em Venda Nova, dá embasamento para que os futuros profissionais possam atuar em todas as possíveis áreas da carreira. 

“Nosso curso é bastante tradicional e é generalista, o que possibilita a inserção dos alunos no mercado de trabalho mais rapidamente”, diz a coordenadora da graduação da unidade João Pinheiro, Andrea Arnaut. 

Ela explica que, além de motivar o empreendedorismo, a graduação também prepara os estudantes para trabalhar nos setores de finanças, logística, recursos humanos e marketing. “Um administrador com domínio desses aspectos tem lugar em todos os departamentos de organizações públicas ou privadas”, acrescenta. 

Contato

O curso da unidade de Venda Nova, inaugurado no início do ano, capacita os alunos para um futuro inovador. Já no primeiro período, os estudantes têm um contato inicial com o mercado de trabalho em visitas técnicas. Todos aprendem a planejar um novo negócio em uma disciplina de empreendedorismo. 

“Nós tivemos projetos, por exemplo, de estudantes que pensaram como poderiam montar uma hamburgueria ou uma loja ‘Comprei e Não Usei’, que funcionaria como um brechó”, conta o coordenador da graduação Nelson Ferreira Filho. Os trabalhos são submetidos a uma banca e avaliados pelos professores. 

Mudança

Formada na faculdade, a master coach Zélia Oliveira ressalta que o incentivo ao empreendedorismo na graduação foi essencial para motivá-la na carreira. “Aproveitei todas as atividades práticas do curso para desenvolver projetos do meu interesse profissional”, relata. 

Durante a graduação, os estudantes da João Pinheiro têm diversas oportunidades de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Na Feira do Rolo, atividade realizada pelos próprios alunos de todos os períodos, são montadas barracas na faculdade e os graduandos levam para a instituição objetos que não usam mais para serem comercializados. “Isso estimula a capacidade de negociação e de troca dos produtos”, explica Andrea Arnaut.

Empresa júnior da graduação auxiliará na prática dos alunos

Uma novidade vai garantir que os alunos possam, de fato, colocar a mão na massa. Será criada uma empresa júnior da graduação no próximo semestre do curso. Nela, os estudantes poderão realizar consultorias para empresas orientadas pelos professores. O restaurante-escola do curso de gastronomia será o primeiro cliente. 

“Os alunos selecionados irão realizar serviços como planilha de custos, divulgação, organização dos produtos, seleção e treinamento dos estudantes-funcionários do restaurante. Será uma ótima oportunidade para vivenciar o dia a dia da profissão e atuar dentro de uma empresa”, reforça a coordenadora da graduação. 

A estudante do 8° período Liliane Cristina de Oliveira ficou animada com a ideia de poder aplicar tudo que aprendeu ao longo da graduação. “Acho fantástico. Será uma chance para nós, alunos, de fazermos um estágio prático que não seja em uma empresa particular”, diz. 

Para ela, o empreendimento da comunidade escolar permitirá que os estudantes possam treinar e vivenciar situações profissionais de gestão estratégica. “Geralmente, os recém-formados trabalham mais na parte operacional das firmas e, só depois de algum tempo assumem cargos de gestão. A júnior vai nos trazer essa chance de atuação”. 
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por