Dados disponibilizados no 'Minas em Números' auxiliam elaboração de políticas públicas

Hoje em Dia
23/04/2018 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:27
 (Gil Leonardi/Imprensa MG)

(Gil Leonardi/Imprensa MG)

Prefeituras e câmaras de vereadores das 853 cidades mineiras estão recebendo um manual on-line com orientações sobre o portal Minas em Números. A iniciativa busca incentivar os gestores a lançarem mão dos dados disponibilizados pela plataforma na elaboração de políticas públicas.

Os materiais são encaminhados pelas secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Segurança Pública (Sesp). De acordo com o governo, a ferramenta tem se destacado como fonte de pesquisa para áreas estratégicas, como o combate à criminalidade. 

Criado em 2012, o portal Minas em Números está hospedado na Prodemge e é gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

A página virtual é acessível à toda população para consultas de diversos dados referentes às regiões mineiras. Os números auxiliam na análise e comparação de resultados de ações e políticas públicas.

Na plataforma, é possível visualizar três perfis: regional, municipal e painel de indicadores. A partir daí, a navegação se dá de forma didática, permitindo ao usuário se chegar às estatísticas locais e regionais de temas como educação, administração pública, economia, emprego e renda, meio ambiente e infraestrutura, população e desenvolvimento, saúde e segurança pública.

Os dados do portal estão disponibilizados para toda a população por meio do endereço numeros.mg.gov.br

Interativo

A segurança pública é a área mais dinâmica no portal. Os dados, atualizados mensalmente por meio de trabalho das polícias Civil e Militar, são visualizados em infográficos interativos e com possibilidade de comparação.

Diretora do Observatório da Segurança Pública Cidadã da Sesp, Ana Luíza Werneck explica que a pasta trabalha com Região Integrada de Segurança Pública (Risp), enquanto outras áreas do governo com a divisão do Estado em 17 territórios de desenvolvimento. Contudo, é possível visualizar os números de diferentes formas. 

“Queremos ainda chegar a um maior nível de detalhamento, como registros das ocorrências por bairros, mostrando os números de furtos e roubos de transeuntes e estabelecimentos comerciais”.

“Percebo que onde há envolvimento da sociedade com as forças policiais, prefeituras e câmaras, os resultados são muito mais satisfatórios”, Aílton Lacerda, secretário-adjunto da Sesp

De acordo com o secretário-adjunto da Sesp, Aílton Lacerda, a proposta é fazer com que as lideranças políticas, prefeitos e vereadores acessem o Minas em Números para entender a dinâmica criminal no município e na sua região, a fim de contribuir para a eficiência das forças policiais. 

Lacerda diz ser notada a preocupação dos gestores que perguntam em que podem auxiliar no combate à criminalidade. “Com os dados, eles podem fazer ações de prevenção, regulamentar o funcionamento do comércio, bem como manter praças limpas e bem iluminadas”.

O secretário-adjunto frisa que todas essas ações impactam na segurança e que os dados, além de atender à transparência, subsidiam na elaboração de políticas públicas que deve ocorrer com a participação de toda a sociedade.

Além Disso

A Superintendência de Apoio Institucional aos Municípios da Segov reafirma a parceria estabelecida com o Observatório de Segurança Pública Cidadã para orientações às prefeituras e câmaras sobre o acesso ao portal Minas em Números – Painel de Indicadores de Segurança Pública.

No documento foi ratificado aos prefeitos que a ferramenta é de livre acesso e deve ser divulgada aos representantes e cidadãos. Por meio da plataforma digital é possível extrair cenários diversificados das demais políticas públicas utilizando mapas, tabelas e gráficos.

“O manual facilitará o acesso aos dados da segurança pública, subsidiando a tomada de decisão. Acreditamos que através desta ferramenta o gestor municipal poderá coletar importantes indicadores econômicos e sociais para produção de diagnósticos e planos municipais, qualificando suas políticas públicas”, explica a superintendente Ana Carolina Queiroz.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por