De olho no período das chuvas, PBH intensifica ações de prevenção

Paula Bicalho*
pbicalho@hojeemdia.com.br
21/08/2017 às 20:46.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:11
 (Divulgação/PBH)

(Divulgação/PBH)

A Prefeitura de Belo Horizonte já está intensificando as ações preventivas para o período chuvoso, que começa em outubro. De 31 de julho a 18 de agosto foram realizadas 44 vistorias conjuntas nas principais áreas de inundação distribuídas pelas nove regionais da cidade. 

A ação foi feita em parceria com a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec), Secretarias de Administração Regionais, Corpo de Bombeiros, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Copasa e voluntários dos Núcleos de Alerta de Chuva (NAC), coordenado pela Urbel.
 
Durante a atividade, a equipe técnica faz uma caminhada ao longo dos trechos de inundação, discute e lista como deve ser a atuação de cada órgão para prevenir as inundações. Foram levantadas questões como a limpeza dos córregos, realização de campanhas educativas para que não joguem lixo nos cursos d’água, desobstrução de trechos de córregos, manutenção em rede da Copasa, entre outras.
 
Em um dos pontos visitados, no trecho do Córrego do Capão que passa na rua Arealva, bairro Piratininga, região de Venda Nova, os peritos contaram com a ajuda dos moradores. O aposentado José da Silva Costa, de 69 anos, voluntário do NAC desde 2009, acompanhou a vistoria e ajudou a identificar ações de manutenção necessárias no local. 

“Tem umas coisas para melhorar aqui antes da chuva. Eu estou sempre de olho. Trabalho pra mim e para os vizinhos porque aqui já teve inundação que chegou a morrer gente. Sempre quando tem problema ligo para a Urbel ou para a Defesa Civil. Também recebo os alertas de chuvas mais fortes e falo para os moradores das áreas perigosas que se a água subir muito tem que sair de casa e esquecer as coisas materiais”, explica.
 
Outro morador do local, José Orquelino, ressalta a importância do trabalho do voluntário. “Ele é uma pessoa que trabalha muito pela gente. Lutador. O volume de água aqui é grande demais e saber antes que vai chover ajuda a gente a ficar alerta. Acho que o lixo que jogam no córrego também agrava muito a situação.”
 
Segundo a diretora de Risco e Assistência Técnica Isabel Volponi, esta é apenas uma das ações preventivas para o período chuvoso, que historicamente começa em outubro e vai até março. “Trabalhamos o tempo todo para prevenir acidentes nas áreas de risco geológico e de inundação, e intensificamos as ações conforme vai se aproximando a temporada das chuvas. Essas ações são extremamente importantes porque apontam as medidas corretivas necessárias para o bom funcionamento da estrutura urbana durante o período chuvoso.”

* Com PBH

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por