A cerimônia, que será realizada no Estádio Mineirinho pela Defensoria Pública do Estado de Minas (DPMG), no dia 11 de dezembro de 2015, celebrará gratuitamente a união civil de mil casais residentes na capital e que não tenham condições de arcar com as taxas dos cartórios de registro civil. As inscrições vão até o dia 19 de outubro.
 
O projeto Casamento Comunitário é uma das ações sociais realizadas pela DPMG que visam garantir o pleno exercício da cidadania, a regularização e a legitimação jurídica dos casais, promovendo a inclusão social. 
 
Segundo a coordenadora Regional das Famílias e Sucessões da Capital, Giza Magalhães Gaudereto, o Casamento Comunitário é de cunho social e busca o fortalecimento dos núcleos familiares e dos vínculos afetivos.“É notória a importância da estruturação da família na formação do indivíduo e que a celebração do casamento opera importantes efeitos psicológicos no casal”, afirmou.
 
A ação conta ainda com o apoio do Poder Judiciário, Corregedoria de Justiça do Estado de Minas Gerais, Governo do Estado de Minas Gerais, Recivil (Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais) e Oficiais das Serventias do Registro Civil do Município de Belo Horizonte.
 
Cadastro
 
Os interessados, mesmo aqueles que já vivem em união estável, deverão fazer o cadastro até o dia 19 de outubro, na Unidade II da DPMG, localizada à Rua Bernardo Guimarães, nº 2731, Bairro Santo Agostinho, na região Centro Sul de BH. O atendimento será realizado de segunda à sexta-feira, de 9 às 16 horas.