Defesa Civil alerta para risco de desastres em morros e encostas de BH

Hoje em Dia
16/01/2016 às 19:21.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:03
 (Marcelo Prates)

(Marcelo Prates)

A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta a população para o risco de desastres causados pela chuva intensa que cai sobre a capital ao longo deste sábado (16). Há risco de deslizamentos em determinadas regiões da cidade, sobretudo nas imediações da Rua Sustenido, no bairro Novo São Lucas, onde moradores já foram notificados e orientados a deixarem suas casas imediatamente.

O órgão informa que moradores de áreas susceptíveis a deslizamentos e escorregamentos devem ficar atentos ao aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes em suas residências e terrenos. Caso esses sinais sejam percebidos, os moradores devem se retirar do local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), também emitiu um alerta  devido ao grande volume de chuva nas últimas horas, que há risco de deslizamento de terras em 15 municípios no Estado: Barbacena, Belo Horizonte, Belo Vale, Brumadinho, Carandaí, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Raposos, Rio Acima, Sabará e São João Del Rei.

As chuvas que atingem toda Grande BH durante o dia já causaram diversos estragos. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda de pelo menos cinco árvores já foram registradas ao longo do dia, uma delas ocupou completamente uma das pistas da Avenida Augusto de Lima, no Centro de BH.

Árvore de grande porte caiu na avenida Augusto de Lima, no Barro Preto (Foto: Lucas Prates/Hoje em Dia)

A região Centro-sul foi a que registrou maior volume de precipitação; 91,4 milímetros até o momento. Em Venda Nova choveu 49,4 mm, Pampulha 59, Norte 59,6 mm, Nordeste 65,2 mm, Leste 77 mm, Noroeste 65,2 mm, Oeste 73,6 mm, e Barreiro 76,4 mm. De acordo com o radar meteorológico, as condições continuam favoráveis à ocorrência de chuva contínua nas próximas quatro horas em várias regiões do Estado. Em Maria da Fé, no Sul de Minas, o muro de um cemitério desabou sobre duas casas. Não houve vítimas.

Em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um deslizamento de terra atingiu cerca de 15 casas e deixou cerca de 30 pessoas desalojadas segundo informações do Corpo de Bombeiros. Não houve vítimas fatais. Os moradores foram atendidos pela Defesa Civil da cidade.

Defesa Civil e Bombeiros monitoraram regiões com áreas de risco (Foto: Bombeiros/Divulgação)

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por