O tempo seco que há dias tem deixado a capital mineira em estado de atenção deve permanecer durante toda a semana. A previsão é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que na tarde desta quarta-feira (13) emitiu alerta de baixa umidade do ar.

Conforme o órgão, os índices devem oscilar entre 20% e 30%, à tarde, até pelo menos sexta-feira (15). Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), umidade inferior a 60% faz mal a saúde humana. Pelo órgão, índices entre 30% e 20% caracterizam estado de atenção. 

O Instituto de Meteorologia TempoClima PUC Minas informou que não há previsão de chuva para Belo Horizonte para os próximos dias.

Cuidados

Em dias secos, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem exposição ao sol e atividades físicas ao ar livre, entre 10h e 17h. Além disso, é aconselhável a ingestão de bastante líquido e a utilização de umidificadores de ar.

A população também deve evitar tomar banhos muito quentes para que não haja desidratação. Motoristas que passarem por regiões, sujeitas a incêndio, deverão ter atenção redobrada por causa da visibilidade reduzida, causada pela fumaça.