Defesa Civil simula novo desastre em barragem para orientar moradores

Hoje em Dia
03/03/2016 às 15:18.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:39
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

Quase quatro meses após o maior desastre ambiental ocorrido no Brasil, que resultou na morte de 19 pessoas, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) de Minas Gerais simulou o rompimento de mais uma barragem em Mariana, na Região Central do Estado.

A intenção, conforme o órgão, é treinar a população que vive nas proximidades das barragens Santarém e Germano, que continuam operando, para evitar novas tragédias. Além do rompimento de barragens, os moradores estão sendo orientados para agir em casos de enchente e inundação.

A simulação iniciou nesta quinta-feira (3) no distrito de Camargos. Até o próximo dia 11, outras nove comunidades de Mariana e Barra Longa serão treinadas.

Simulação

"O propósito principal da atividade é o estímulo ao engajamento comunitário para promover um ambiente de maior tranquilidade, aumentando a capacidade da sociedade de reagir a eventos adversos", destacou a Defesa Civil.

Após a realização dos simulados, a equipe de especialistas em gestão de desastres avaliará o treinamento para aperfeiçoar os resultados.

A Cedec destaque que, apesar do treinamento, as barrens Germano e Santarém permanecem estáveis e são monitoradas 24 horas por dia. "Ou seja, o exercício não decorre de qualquer aumento do nível de alerta, são medidas preventivas para fomentar uma cultura para o aumento da resiliência das cidades".

Participam da ação membros do Comando Integrado composto pela Cedec, Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e pela Samarco.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por