Desenhista americano diz que visto para Brasil é ridículo e pode cancelar vinda ao FIQ, em BH

Aurélio Araújo - Folhapress
11/09/2013 às 19:54.
Atualizado em 20/11/2021 às 21:53

SÃO PAULO - Depois de chamar de "ridículo" o processo para obter um visto de entrada no Brasil e informar que cancelaria sua visita ao país, o desenhista americano Sean Gordon Murphy, criador da HQ "Punk Rock Jesus", passou a ser presença incerta num evento de quadrinhos para o qual já estava confirmado.

O quadrinista foi convidado para participar do 8º Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte, que acontece de 13 a 17 de novembro. "Esse processo para obter o visto brasileiro é ridículo. Mais um obstáculo e vou cancelar a visita ao FIQ", escreveu nesta quarta-feira (11) Murphy em sua página no Twitter.

Pouco depois, disse que não viria mais ao Brasil, mas em seguida apagou o tuíte em que anunciava o cancelamento e informou que a organização do evento estava tentando ajudá-lo. Ele pediu aos fãs que mantenham "dedos cruzados" na torcida para que a situação se resolva.

Quando um seguidor no Twitter lhe disse que a culpa era dos Estados Unidos, que também dificultam vistos para brasileiros, ele afirmou que essa é uma responsabilidade dividida entre os dois países.

De acordo com Afonso Andrade, coordenador do FIQ, a vinda de Murphy ao Brasil está mantida. "Ele nos disse por e-mail que está tudo ok, acho que ele escreveu [no Twitter] num momento de estresse", disse Andrade. Segundo ele, o quadrinista não havia comunicado aos organizadores que estava tendo problemas para obter o visto. "Ele ficou meio nervoso, a gente fez contato com ele para ajudá-lo a buscar informação, para facilitar, agilizar. Mas infelizmente tem um processo burocrático que não tem como evitar, é uma exigência do governo brasileiro. Não podemos ajudar nisso." No blog do desenhista, o cancelamento de sua vinda a BH está mantido.

A presença de Sean Gordon Murphy no evento em Belo Horizonte foi anunciada em fevereiro. Sua minissérie "Punk Rock Jesus", lançada pelo selo Vertigo, da editora DC Comics, foi aclamada pela crítica como uma das melhores de 2012.

Ele trabalhou em publicações da editora Dark Horse, como "Star Wars" e "Noble Causes", e também já foi desenhista de "Batman".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por