Desfile do bloco Filhos de Tcha Tcha percorre ocupações do Barreiro

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
12/02/2018 às 14:05.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:18
 (Cinthya  Oliveira )

(Cinthya Oliveira )

Para vários blocos pioneiros do Carnaval de Belo Horizonte, a brincadeira e a batucada podem estar unidos à contestação política. É assim com o Filhos de Tcha Tcha, bloco que desde 2010 levanta bandeiras de lutas sociais em seus cortejos.

Este ano, o bloco escolheu as ocupações do Barreiro como espaço e tema para o desfile. Nesta segunda (12), o bloco se concentra na ocupação Eliana Silva e, a partir das 13h, sai em cortejo por sete outras, com dispersão no fim da tarde na ocupação Paulo Freire.

"A ideia é contribuir com a luta das ocupações, dar legitimidade à luta e quebrar preconceitos", afirma Rafael Barros, o Tcha Tcha. Segundo ele, o trajeto foi negociado com as lideranças das sete ocupações, que foram de casa em casa convidando os moradores a brincar o Carnaval. Esta não é a primeira vez em que o Filhos de Tcha Tcha faz um cortejo em ocupações. O bloco também já esteve no Izidora, na região Norte da capital. 

União de forças 

A comunidade da Eliana Silva recebeu os foliões de braços abertos. "Todas as pessoas que apoiam as lutas das ocupações são bem vindas", diz Leonardo Pericles, líder do Movimento de Luta de Bairros, Vilas e favelas (MLB).Cinthya Oliveira

Rafael Barros, o Tcha Tcha, falou com o público antes da saída do bloco

"Essas ocupações só estão de pé porque sempre teve muita solidariedade. Muitas das pessoas que estão aqui são de movimentos sociais. Geralmente nos encontramos em momentos tensos, mas hoje é dia de celebração", completa Leonardo. 

Confira o vídeo:

Serviço: Filhos de Tcha Tcha, a partir das 13h, na ocupação Eliana Silva (Av perimetral, 178, Vila Santa Rita).


Curtimos:
Todo mundo numa energia bacana, feliz, interagindo bem com a comunidade.

Não curtimos:
Alguns comerciantes da região não se prepararam para o bloco. Os foliões consumiram toda a água e cerveja de uma padaria da avenida Perimetral

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por