O sistema on-line da Secretaria de Estado de Educação (SEE) registrou 631.491 cadastros de candidatos interessados em concorrer a uma vaga de designação na rede estadual de ensino em 2018, passados os 17 dias de inscrições.

Ao todo, foram 1.354.237 inscrições, uma média de duas por candidato, já que cada pessoa poderia se inscrever para até três cargos e localidades distintos. As listagens classificatórias serão divulgadas no dia 22 deste mês.

“Quero agradecer a todos que atenderam ao chamamento público e se cadastraram para trabalhar na rede estadual em 2018. Foram quase 400 horas de sistema aberto disponível”, comemora o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos da SEE, Antônio David de Sousa Junior.  

A página continua acessível para visualização dos dados e impressão do comprovante de inscrições, no entanto, as informações não podem mais ser alteradas. “Todas essas informações serão utilizadas por nós, tendo fé pública, para definir as listagens de classificação dos candidatos, obedecendo rigorosamente os critérios de prioridade descritos na resolução SEE nº 3.643. Posteriormente, no ato da designação, essas informações devem ser comprovadas documentalmente”, explica.

Cerca de 20 mil pessoas que se cadastraram, mas não fizeram inscrições de cargos, não aparecerão nas listagens. Quem fez mais de uma inscrição terá seu nome listado em mais de uma ordem de classificação, uma vez que cada cargo e localidade distintos terá sua própria lista de classificação.

O subsecretário alerta, no entanto, que não haverá vagas para todos os inscritos, que devem ficar atentos às próximas etapas do processo. 

“Estamos trabalhando com o planejamento inicial de 100 mil vagas para designação. Nesse momento, é importante que os candidatos inscritos saibam que faremos todo o possível para que a segunda etapa do processo seja eficiente, justa e transparente”, disse Antônio David.

O processo de designação - escolhas das vagas de interesse pelos inscritos e atribuição da vaga ao candidato melhor classificado -, terá início em data a ser definida no cronograma que vai ser divulgado na Resolução de Quadro de Escola, até o final deste mês. Também serão divulgadas posteriormente as vagas que serão disponibilizadas para o ano de 2018.

“De acesso às listagens, é preciso que cada um comece a pensar nas suas possibilidades, conhecendo sua posição na lista classificatória em relação aos demais candidatos, sem surpresas, uma vez que só poderão concorrer os candidatos inscritos previamente, e comece a se planejar no sentido de fazer suas escolhas e pensar serenamente onde estão suas maiores possibilidades de êxito”, pontuou o subsecretário de Gestão de Recursos Humanos.

A designação é uma forma de preencher interinamente os cargos para garantir o funcionamento das escolas estaduais, conforme o artigo 10 da Lei 10254/1990. O processo é essencial na preparação da rede pública para o início do ano letivo.

Leia mais: 
Inscrição para designação do Estado termina às 23h59; são 100 mil vagas
Cadastro para designação do Estado termina na 6ª e já tem 900 mil inscrições