Deslizamentos de terra deixam mais de 400 pessoas desalojadas em Teófilo Otoni

Bruno Moreno - Hoje em Dia
23/01/2016 às 17:02.
Atualizado em 16/11/2021 às 01:08
 (Sargento Ernani Batista/Defesa Civil)

(Sargento Ernani Batista/Defesa Civil)

Em função das intensas chuvas desta semana, mais de 400 pessoas já estão desalojadas em Teófilo Otoni, cidade localizada no Vale do Mucuri, distante 450 quilômetros de Belo Horizonte. Nos últimos dias choveu 240 milímetros, quase o dobro da média histórica para o mês de janeiro inteiro. De acordo com o site Climatempo, a média para o primeiro mês do ano na cidade é de 134 milímetros.

Com o solo encharcado, barrancos deslizaram e mais de 20 desabamentos foram registrados, de acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, sargento Ernani Batista. Neste sábado (23), duas casas vieram abaixo e ocorreram mais seis deslizamentos de terra. Os desalojados foram para casas de parentes e a prefeitura estuda a possibilidade de pagar um aluguel social enquanto não se encontra uma solução definitiva.

Hoje o tempo está mais firme e o sol começou a aparecer na cidade. No entanto, se ficar muito quente pode ser pior, alerta Batista. "Quando o sol vem forte, o terreno seca muito rápido e pode rachar. Com isso, novos deslizamentos podem ocorrer", avalia o sargento.

Na cidade há 12 bairros com casas em situação de risco, totalizando aproximadamente 2 mil famílias. A última temporada de chuvas intensas que levaram transtorno à cidade ocorreu em 2013, de acordo com Ernani Batista. Naquele ano, centenas de famílias também perderam suas casas.

Em Minas Gerais, nesta temporada chuvosa 2015/16, sete municípios já haviam decretado situação de emergência: Itanhomi, Palma, Sabará, Itamonte, Ferros, Inconfidentes e Cristina. Neste sábado (23) a prefeitura de Sabinópolis também decretou situação de emergência.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por