Detentos concluem curso técnico na penitenciária Nelson Hungria

Hoje em Dia
horizontes@hojeemdia.com.br
08/06/2017 às 06:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:58
 (Carlos Alberto/Imprensa MG)

(Carlos Alberto/Imprensa MG)

Vinte e um detentos do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, receberam os primeiros certificados do curso técnico de assistente administrativo, qualificação profissional ministrada na unidade prisional.

As capacitações de assistente administrativo e a de programador web foram ministradas em sete unidades prisionais por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e da Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). O subsídio veio do Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (Pronatec).

O subsecretário de Ensino Superior da Sedectes, Márcio Rosa Portes, destacou, durante a cerimônia de formatura dos custodiados, que são muitos os desafios enfrentados para programar cursos nas unidades prisionais e a importância dos educadores para transformar a realidade dos detentos.

“Para chegarmos a um resultado como esse, é importante frisar que ninguém trabalhou sozinho e, somente com a educação, vamos gerar o conhecimento que traz a verdadeira liberdade”, reforçou.

Resultados

O superintendente de Trabalho e Ensino da Seap, Guilherme Lima, se disse satisfeito com os primeiros resultados do trabalho conjunto das secretarias. “Estamos felizes com o alto índice de adesão dos alunos e ao objetivo de profissionalização concreto dos quais os cursos são dotados”, observou.

Para o diretor-geral da Nelson Hungria, Willian de Abrête Pinto, os custodiados estão tendo uma oportunidade real de se capacitar, contribuindo efetivamente para a segurança da unidade. 

“A educação como forma de humanização retira os presos do ócio e cria neles perspectivas positivas para reassumirem o controle de suas vidas profissionais, após o cumprimento da pena”, pontuou.

Emoção

A formatura contou com a presença dos familiares dos alunos, que se emocionaram com a dedicação dos parentes rumo à reintegração na sociedade.

A esposa de um dos formandos, Elenilda Donato Souza, presente na cerimônia na última terça-feira, manifestou a satisfação em presenciar a conquista do companheiro. “Eu pude perceber o quanto o curso o ajudou a ter esperança quanto ao futuro, e como ele está mais confiante”, afirmou.

O orador da turma, Luiz Antônio Julião, de 33 anos, relatou que as técnicas de administração aprendidas colaboraram para que ele mudasse a maneira de pensar e de organizar a vida. 

“Após cumprir minha pena, pretendo trabalhar em um negócio próprio e tenho certeza de que o aprendizado vai ser de grande utilidade”, enfatizou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por