Detran lança equipamento que tornará registro de multas mais ágil

Sara Lira - Hoje em Dia
03/12/2014 às 12:24.
Atualizado em 18/11/2021 às 05:15
 (Marcelo Prates/Hoje em Dia)

(Marcelo Prates/Hoje em Dia)

Está na fase final de testes o equipamento a ser utilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) para o registro de infrações. Na manhã desta quarta-feira (3) foi lançado o aplicativo que dará mais agilidade no registro de multas.

“Atualmente a notificação de multa demora 30 dias para ocorrer. Com o uso do equipamento, ela será feita na hora porque o agente de trânsito faz o registro e ele já entra para o sistema do Detran na hora”, explicou a coordenadora de Infrações e Controle do Condutor, delegada Inês Borges Junqueira.

O equipamento pode imprimir a notificação e inclusive tirar fotos dos condutores. “Será mais uma prova de que o condutor realmente estava cometendo determinada infração”, completou.

Os motoristas também serão beneficiados, já que em qualquer dado errado colocado durante a aplicação da multa, o sistema não aceitará o registro.

O sistema demorou quatro anos para ser desenvolvido e será administrado pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge). Para começar a ser efetivamente usado falta apenas ser homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O prazo não foi informado pela delegada.

O novo sistema será usado pela Polícia Militar e Belo Horizonte será a primeira cidade onde ele vai funcionar. Gradativamente o equipamento chegará ao restante do estado.

MUTIRÃO

Nesta quarta e na quinta-feira (4) o Detran realiza um mutirão para que 1001 motoristas que passam por processo de suspensão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entreguem o documento no órgão. Foram notificados 806 condutores que poderão entrar com recurso de defesa e outros 195 que deverão entregar a CNH.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por