Já está disponível o serviço de agendamento online para serviços de vistorias veiculares e selagem de placas em cidades de Betim, na Grande BH e Manhuaçu, na Zona da Mata. O serviço passou a ser disponibilizado pelo Departamento de Trânsito da Polícia Civil de Minas Gerais (Detran-MG) no início desta semana. O objetivo é diminuir o tempo de espera, evitando filas e trazendo mais segurança na área de vistoria, por diminuir o fluxo de veículos no local.

Como agendar

Quem for realizar transferência de veículos, nova selagem de placas ou qualquer outro serviço que necessite de vistoria, deve acessar o site do Detran-MG (www.detran.mg.gov.br) na aba “Veículos” e solicitar o serviço desejado, imprimindo em seguida a taxa de segurança pública.

Após o pagamento da taxa, o cidadão deverá acessar novamente o site na aba “Veículos” e agendar o serviço, no menu “Vistoria” (link direto: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/vistorias/vistoria), indicando dia e horário desejado, de acordo com as vagas disponíveis.

As vistorias são agendadas de dez em dez minutos, e o condutor do veículo deve chegar 20 minutos antes do horário agendado para a refrigeração do motor do veículo.

Segundo informações da Polícia Civil, após toda compra de veículo usado, o proprietário deve realizar a transferência de propriedade. Para isso, é necessário realizar a vistoria, que é o ato de avaliar o veículo, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados, assegurando a legitimidade da propriedade, autenticidade da identificação do veículo e da documentação, além de constatar se os equipamentos estão em condições corretas e seguras para o uso.

Além de Betim e Manhuaçu as demais cidades que possuem o serviço são Divinópolis, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Curvelo e Caratinga.