Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG)  realizou, na manhã desta sexta-feira (5), uma ação educativa de trânsito como parte da campanha Maio Amarelo. Alunos da  Escola Estadual Afonso Pena participaram da ação, recebendo orientações sobre como deve ser uma travessia segura pelas ruas da capital. 

Durante o evento, em frente à sede do Detran-MG, na avenida João Pinheiro, região central da capital, cidadãos receberam orientações, brindes e o laço amarelo - símbolo da campanha. 

"A atenção no trânsito e o respeito às regras são fundamentais para mudar o cenário de violência nas vias do país. O Brasil é o quinto país no mundo em mortes por acidentes no trânsito, atitudes conscientes de motoristas e pedestres contribuem para mudar esta realidade", afirma o diretor do Detran-MG, Rogério de Melo Franco Assis Araújo.

Além da ação na manhã desta sexta-feira, diversos outros atos estão programados para este mês, como blitz educativas em bares, palestras e intervenções nas vias públicas. O Maio Amarelo tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O tema escolhido para 2017 é "Minha Escolha Faz a Diferença", chamando à conscientização da comunidade escolar sobre a importância da segurança viária e das escolhas feitas diariamente no trânsito. Segundo o Ministério da Saúde, por ano, mais de 43 mil pessoas morrem no país em acidentes de trânsito.