Dia 'D' de vacinação contra o sarampo e a pólio é neste sábado; pais devem levar os filhos

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
17/08/2018 às 18:26.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:58
 (Cristiano Couto)

(Cristiano Couto)

Os centros de saúde de todo Estado funcionam neste sábado (18), dia "D" de vacinação contra o sarampo e a poliomielite ou paralisia infantil. A mobilização é uma estratégia do Ministério da Saúde para incentivar os pais e responsáveis a levaram os filhos para receberem as doses, diante do risco de retorno da pólio, já eliminada no país, e da reemergência do sarampo. 

Todas as crianças de 1 a 5 anos do país devem ser imunizadas, independente da situação vacinal. Em Minas Gerais, a meta é vacinar 1 milhão de crianças. E em Belo Horizonte, o objetivo é aplicar 109.438 doses. 

Na capital, os centros de saúde vão funcionar de 8h às 17 horas. Para atrair os pequenos, o Centro de Saúde São Geraldo, na região Leste, preparou várias atrações especiais. 

Os pais devem levar o cartão de vacinação para ser avaliado.Editoria de Arte 

Baixa adesão 
 
A Campanha Nacional de vaciação começou no dia 6 de agosto, mas a procura pela imunização ainda é considerada baixa. O principal motivo apontado por médicos e profissionais seria a falta de informação. Em Minas, apenas 15% do público-alvo foi vacinado contra as duas doenças. Em Belo Horizonte, o percentual é ainda menor, 12%. 

De acordo com Ministério da Saúde, o Brasil recebeu, em 2016, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo, e atualmente empreende esforços para manter o certificado, principalmente por meio do fortalecimento da vigilância epidemiológica, da rede laboratorial e de estratégias de imunização.

O Brasil enfrenta dois surtos de sarampo: em Roraima e no Amazonas. Além disso, alguns casos isolados foram identificados nos estados de Rio de Janeiro (14); Rio Grande do Sul (13); Pará (2), Rondônia (1) e São Paulo (1).

O reaparecimento da doença está relacionado às baixas coberturas e à presença de venezuelanos no país, comprovado pelo genótipo do vírus (D8) identificado, que é o mesmo que circula na Venezuela. 

Com relação à poliomielite, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), três países ainda são considerados endêmicos: Paquistão, Nigéria e Afeganistão. O Brasil está livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por