Dia da Favela movimenta centro de Belo Horizonte

Letícia Alves - lalves@hojeemdia.com.br
04/11/2015 às 18:35.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:20

Rap, funk, capoeira, danças urbanas e apresentações da cultura popular têm como palco a Praça Sete de Setembro, na região central de BH, nesta quarta-feira (4). O evento marca o início das comemorações do Dia das Favelas, organizado pela Central Única das Favelas (Cufa-MG). A programação só termina na próxima segunda-feira (9) e inclui shows, competições e lançamento de um livro.

Representantes 180 comunidades da capital marcaram presença no evento, durante a manhã do primeiro dia das festividades. Segundo o presidente da Cufa-MG Francislei Henrique, o objetivo é desmistificar e divulgar as favelas. “Como uma forma de exaltar a cultura, a tradição, toda a parte boa que vem dessa localidade e que o nosso povo produz”, afirmou. (veja vídeo abaixo)

 

A data de comemoração do Dia foi escolhida para marcar a primeira vez que a palavra “favela” foi utilizada oficialmente. Foi em 4 de novembro de 1897 para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Minas Gerais é o único estado a decretar oficialmente o dia 4 de novembro como Dia das Favelas, em 2013. Desde 2004, porém, a Cufa promove as comemorações da data.

Programações
Na quinta-feira (5), às 15h, o Sindicato dos Jornalistas recebe o lançamento do livro “Um País Chamado Favela”, de Celso Athayde, fundador da Cufa, e Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular. Os autores desmistificam a favela e mostram que é um território em desenvolvimento e de grandes oportunidades compartilhadas.

Na sexta-feira (6), as comemorações ficam por conta do show do rapper MV Bill, na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim. A atração está marcada para 19h e tem entrada gratuita. No sábado (7), a música continua com a Micareta Nossa Folia, de 19h às 2h, também na quadra da Cidade Jardim e com entrada gratuita.

Uma competição especial irá marcar as comemorações no domingo (8). A Batalha dos Barbeiros vai reunir cerca de 80 cabeleireiros e barbeiros de todo o Brasil. O evento terá como anfitrião Alexandre – O Barbeiro de Ouro, que representa o Brasil no Uruguai, nos Estados Unidos e na Europa em competições similares. A Batalha dos Barbeiros acontece no UAI Shopping Centro, 3º piso, de 9h às 17h.
* Com Interface Comunicação

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por