Dois adolescentes foram apreendidos na tarde de segunda-feira (11) após serem flagrados tentando jogar celulares, drogas e serras para dentro do Presidio Regional, no Centro de Barbacena, no Campo das Vertentes. Segundo a Polícia Militar, com os jovens de 15 e 16 anos foram encontrados 14 aparelhos, além de seis tabletes prensados de maconha, dois papelotes de cocaína, dois carregadores, quatro chips de telefonia móvel e duas serras de metal.

O material estava em duas sacolas, que os menores tentaram esconder ao avistar uma viatura policial. Para os militares, eles admitiram que jogariam o material no resídio por meio do estacionamento vizinho em troca do perdão de dívida de drogas. Durante a abordagem, um dos adolescentes recebeu uma ligação cobrando a entrega do material que seria para um detento.

Os militares foram até a residência de um homem acusado de ter contrato o serviço, mas ele não foi localizado. O caso foi levado para a delegacia da cidade.

Superlotado

No dia 29 de maio, detentos do presídio de Barbacena fizeram uma rebelião, reivindicando redução na superlotação. A capacidade da instituição é de 101 vagas, mas naquele momento abrigava cerca de 305 homens. Na ocasião, os presos fizeram vários vídeos por meio de celulares, contando que queriam também melhorias na alimentação e nos atendimentos, além de atendimento jurídico para análise de cálculo das penas.

Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), diretores da unidade prisional receberam representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos Direitos Humanos para avaliar as reivindicações dos detentos.

Leia mais:
Presos fazem rebelião em presídio de Barbacena; veja vídeo