Dois novos aplicativos de transporte estreiam em BH neste mês; veja como se cadastrar

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
01/09/2017 às 14:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:22
 (Ryd3/Divulgação)

(Ryd3/Divulgação)

Dois novos aplicativos de transporte de passageiros chegam a Belo Horizonte com a promessa de diferenciais para um mercado dominado pelas multinacionais Uber e Cabify. Um deles é o Ryd3, desenvolvido por uma empresa carioca que escolheu BH para a estreia nacional. O outro é o 99Pop, desenvolvido pela 99 (a mesma do 99Taxi) para motoristas de carros particulares. 

A partir da noite desta sexta (1º), os usuários já poderão baixar o aplicativo do Ryd3 e solicitar corridas. Até o fim do ano, o serviço será implantado em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Para os usuários, o Ryd3 promete atendimento diferenciado por motoristas mais qualificados e tarifas similares às dos concorrentes. Já para os profissionais, o aplicativo oferece uma menor taxa de retenção: 10%, em vez de 25%, como fazem a maioria das empresas da área. 

Desde o final de julho, carros cadastrados no aplicativo estão sendo vistoriados em uma empresa localizada na avenida Portugal, na Pampulha. Até o momento, cerca de 3 mil motoristas se cadastraram no Ryd3 e mil veículos foram vistoriados.

Demanda

Carmelo Santalucia, diretor do Ryd3, afirma que o começo por BH foi motivado pela demanda na cidade. “O pessoal de BH reclamava dos aplicativos que estão no mercado. Os motoristas dizem que a retenção dos aplicativos é altíssima e não possuem diálogo com as plataformas. Já do lado do usuário, há uma reclamação sobre a qualidade dos carros e dos atendimentos”, explica.

Como diferencial, o Ryd3 decidiu investir em uma plataforma digital para oferecer cursos gratuitos para os profissionais. Serão aulas on-line de didática, inglês e atendimento a passageiras, por exemplo. “Toda vez que concluir um curso, o motorista ganhará um carimbo que será colocado em seu perfil. Assim, o usuário sempre poderá saber quais cursos de qualificação os motoristas já fizeram”, adianta. A plataforma deve ser lançada em outubro.

Carmelo garante que, mesmo com a retenção de 10% nas corridas dos motoristas parceiros, vai ser possível para a startup ter lucro em breve. “Vamos ganhar no volume. Há possibilidade de lucrar, pois é melhor ganhar pouquinho de muitas pessoas do que muito de uma pessoa só. Se os motoristas estiverem felizes, os clientes também vão ficar e a empresa vai ganhar”, completa.

99Pop

Outro aplicativo que desembarca na capital mineira ainda em setembro é o 99Pop, um braço da 99Taxi (plataforma com mais de 300 mil profissionais no país) que tem como foco os motoristas de carros particulares. A partir de segunda-feira (4), começa o cadastro dos profissionais interessados em ser parceiros. A taxa de retenção é de 19,99%, menor do que os tradicionais 25% cobrados pela maioria das empresas do mercado. A meta é cadastrar cinco mil motoristas em BH.

O aplicativo permite que o condutor desabilite a opção pagamento em dinheiro para aumentar a segurança nas corridas e promete desenvolver outras ações benéficas aos motoristas ao consultar comitês especiais formados por profissionais.

Além de BH, o serviço também irá abranger os municípios de Betim, Confins, Contagem, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa e Vespasiano. 

Expectativa

Há um ano e meio, Pablo Cerciário, de 37 anos, vem trabalhando como motorista parceiro de aplicativos. Ele já teve o carro vistoriado pelo Ryd3 e comemora a chegada de novas plataformas. “Isso aumenta a concorrência, que é uma coisa boa para todo o mercado”, afirma o motorista, que tem renda mensal de cerca de R$ 4 mil e jornada de 14 horas de trabalho por dia.

Como se cadastrar

Ryd3 - Quem estiver interessado em atuar como motorista do Ryd3 deve entrar no site da empresa e fazer o cadastro. A parceria só será concretizada após a vistoria no veículo. De acordo com a empresa, são duas categorias de serviços – normal e Ryd3 Comfort, com carros mais novos e com bancos de couro. Não serão aceitos carros com placas vermelhas, vans e caminhonetes, veículos adesivados ou sinistrados. Menores de 19 anos não poderão se cadastrar. A CNH EAR (liberada para quem exerce atividade remunerada como motorista) é obrigatória.  

99Pop - Os interessados no 99Pop podem iniciar o cadastro no site da 99. O aplicativo "99POP - Motorista" estará disponível a partir de segunda-feira (4) na Google Play, para smartphones com sistema Android. Os motoristas também podem ir ao Centro de Atendimento e Treinamento (CAT) localizado na Avenida João Pinheiro, 146, salas  1106 - 1107.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por