Belo Horizonte terá nova Umei e mais 2.500 vagas para educação infantil

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
31/01/2017 às 12:30.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:38
 (Wesley Rodrigues)

(Wesley Rodrigues)

Em época de volta às aulas, a prefeitura de Belo Horizonte irá inaugurar uma nova Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) no bairro Sagrada Família e reativará a Escola Municipal e Umei Maria da Glória Lommez, na região da Pedreira Prado Lopes. A Umei da zona Leste oferecerá 180 vagas para alunos de quatro e cinco anos e começará as atividades a partir de 13 de fevereiro. 

As medidas fazem parte de uma série de ações de expansão do ensino infantil, principal meta da nova administração de Belo Horizonte. O déficit de vagas de educação infantil na cidade ainda é grande: de acordo com a secretária de educação do município, Ângela Dalben, cerca de 19 mil crianças estão fora da escola. 

"O ensino para crianças de 4 e 5 anos já está universalizado, mas nós precisamos atender a todos os cidadãos criando vagas que recebam alunos de 0 a 3 anos", disse. 

Dalben não sabe se será possível saldar o déficit de 19 mil vagas, mas afirmou que a gestão irá trabalhar para que pelo menos metade das crianças esteja na escola ao final de quatro anos. 

Mais vagas

Para ampliar o número de oportunidades de educação integral nas Umeis, a Secretaria Municipal de Educação (SME) transformou vagas de tempo parcial - manhã ou tarde -, identificadas como ociosas, em 1.296 vagas integrais de ensino infantil em 30 Umeis de Belo Horizonte. 

A administração municipal também irá abrir um edital para cadastramento de creches conveniadas na primeira semana de fevereiro. Com a medida, a SME pretende oferecer mais 1.200 vagas no Ensino Infantil. Atualmente, existem 193 instituições cadastradas nessa modalidade, que atendem cerca de 23 mil crianças. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por