As notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 como treineiros serão divulgadas na Página do Participante a partir das 0 horas da próxima segunda-feira (20). Os resultados estarão disponíveis também no aplicativo Enem 2016. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pela prova, 1,3 milhão de pessoas se inscreveram no Enem como treineiros. O valor representa 16% do total de candidatos inscritos. 

A modalidade é destinada aos alunos do ensino médio que ainda não concluíram o último ano, mas que querem se preparar melhor para a prova. Apesar de fazerem o exame para ter experiência, eles não podem efetivamente concorrer a uma vaga nas universidades públicas.

Redação

Para encerrar o Enem 2016, o Inep deve divulgar ainda os espelhos das redações feitas por todos os candidatos que participaram do exame até dia 10 de abril. O espelho é uma cópia digitalizada da correção da redação. O recurso é disponibilizado, no entanto, somente para fins pedagógicos. Não há como recorrer da nota obtida - divulgada em janeiro deste ano. 

Os temas das dissertações das duas edições do Enem foram: "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil" e "Caminhos para combater o racismo no Brasil". No ano passado, o exame foi aplicado duas vezes devido à ocupação de alguns locais de prova por estudantes que se manifestaram contra a PEC 241, que criava teto para gastos públicos.