Em 24 horas, ação da PM leva quase 800 pessoas para trás das grades no Estado

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
14/05/2018 às 19:59.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:50
 (Divulgação PM)

(Divulgação PM)

Exatas 776 pessoas foram presas pela Polícia Militar  em Minas Gerais em um intervalo de apenas 24 horas. As abordagens ocorreram durante a Operação Tiradentes II, realizada entre a última sexta-feira e o sábado. 

O número de detenções é o dobro do registrado na ação deflagrada em 2017. No ano passado, os trabalhos duraram 48 horas e contaram com um efetivo de 10 mil policiais, o mesmo empenhado em 2018. 

Cerca de 40 mil pessoas foram abordadas. Também foram apreendidos 731 veículos e 115 armas de fogo. A quantidade de armamento retirada de circulação, conforme a corporação, corresponde a três vezes o recolhido na operação realizada anteriormente. 

Chefe da Sala de Imprensa da PM, major Flávio Santiago diz que os resultados foram “expressivos” em diversas áreas do Estado, como na capital e Grande BH, além das regiões Central e Norte. “Se considerarmos que cada arma de fogo nas mãos de um infrator representa uma média de cem possíveis crimes, evitamos quase 15 mil ações contra a lei”. 

Tipo de crime

Segundo o major, as prisões em decorrência do tráfico de drogas foram destaque. “Prendemos muitos traficantes. Fizemos isso mapeando as áreas de criminalidade, como favelas e corredores onde o narcotráfico costuma ser mais intenso”. 

Foram recolhidas 1.032 buchas de maconha, 750 pinos de cocaína, 15 litros do entorpecente conhecido como Loló e 1.126 pedras de crack. Também ocorreram prisões por embriaguez ao volante, segundo o chefe da Sala de Imprensa. Dentre os veículos apreendidos, 81 eram furtados ou roubados e foram recuperados.

Informações como os nomes dos suspeitos ou quantos estavam com mandado de prisão em aberto não foram repassadas pela PM. Segundo a Polícia Civil, a falta do detalhamento impede um levantamento do total de pessoas que apenas prestaram depoimento e foram liberadas ou que ainda permanecem detidas.

Nacional

A Operação Tiradentes foi desencadeada em todo o país. Coordenada pelo Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros, a ação, segundo os responsáveis, buscou promover a segurança e garantir a manutenção da ordem pública.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por