Em Mariana, senadores afirmam que Samarco será chamada para audiência

Iêva Tatiana - Hoje em Dia
17/11/2015 às 18:26.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:31
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Os senadores Wilder Morais (PP-GO) e Sérgio Petecão (PSD-AC), presidente e vice-presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento do Setor de Mineração (Subminera), respectivamente, estiveram em Mariana, na tarde desta terça-feira (17), para ver de perto os estragos provocados pelo rompimento da barragem Fundão, no último dia 5.

Segundo Morais, na próxima semana, será realizada uma audiência pública em Brasília para a qual a Samarco vai ser chamada. "Isso aqui demonstra que não houve controle, senão, não tinha acontecido esse acidente tão grave", disse.

O senador Petecão afirmou que o Senado está antecipando um debate. "Com esse episódio, temos que fazer do limão azedo uma limonada. Vamos pressionar a Câmara para que ela ouça essas comunidades e elas tenham participarão no novo marco regulatório".

O senador Zezé Perrella (PDT-MG) acompanhou os representantes da Subminera na visita ao município. Segundo ele, a bancada mineira em Brasília deverá destinar verba parlamentar às vítimas.

"O valor da emenda pode variar de R$ 10 milhões a R$ 200 milhões. Tem que haver boa vontade do governo. Conversei com o senador Anastasia e vou falar com o Aécio para que nós coloquemos nossas emendas de bancada em favor dessa tragédia".

Na próxima quarta-feira (18), o senador vai jantar com a presidente Dilma Rousseff para tratar do assunto.

Polêmica

Sobre o financiamento de campanhas políticas com dinheiro de mineradoras, os senadores isentaram-se. "Eu sou do Acre, no meu Estado não temos mineração. É uma região totalmente diferente, então, eu estou muito à vontade para responsabilizar seja lá quem for".

O senador mineiro também rebateu. "Nunca recebi dinheiro de banco, mineradora nem ninguém nas minhas campanhas".

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por