Em parceria com a PBH, moradores instalam muro de contenção em área de risco no Barreiro

Rosiane Cunha
rmcunha@hojeemdia.com.br
19/07/2018 às 19:23.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:30
 (Lidiane Sant´Ana/PBH/Dvulgação)

(Lidiane Sant´Ana/PBH/Dvulgação)

Uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e moradores da Vila Ecológica eliminou uma área de risco na Região do Barreiro na manhã desta quinta-feira (19). 

A construção do muro de contenção de 12 metros de extensão que vai proteger três famílias faz parte do Programa Estrutural em Área de Risco (PEAR), que entre setembro de 2017 e fevereiro de 2018 já executou 30 obras para controle e erradicação do risco como muros de contenção, tratamento de encosta e lajes impermeabilizantes.

No PEAR, a prefeitura faz o estudo, o projeto, doa o material e fiscaliza a execução da obras. Mas quem põe a mão na massa para executar o serviços são os próprios moradores. 

Segundo a supervisora de monitoramento da diretoria de áreas de risco e assistência técnica da Urbel, Patrícia Avelar, o trabalho dos técnicos é contínuo. "No período chuvoso, as ações são intensificadas para o monitoramento dos locais que apresentam risco geológico e, na época da seca, as intervenções têm um caráter mais preventivo, como as obras realizadas no Barreiro, com mão de obra dos próprios moradores, sempre orientados pela nossa equipe", explica. 

Só na Vila Ecológica, pelo menos outras 15 obras como essa já foram executadas nos últimos dois anos. 

As vistorias podem ser solicitadas pelo Disque Vistoria 3277-6409.

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por