Em plena luz do dia, bandidos explodem caixas eletrônicos

Gabi Santos - Do Hoje em Dia
28/06/2012 às 09:25.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:09
 (Renato Cobucci)

(Renato Cobucci)

A audácia dos bandidos não tem limites. Três homens, dois deles armados com revólveres, explodiram um caixa eletrônico, localizado dentro de uma farmácia, na manhã desta quinta-feira (28). O crime ocorreu em plena luz do dia, por volta das 8h30, e a menos de 30 metros de um ponto de ônibus, em um centro comercial do bairro Jardim Laranjeiras, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante os poucos minutos em que estiveram na Farmácia e Drogaria Vifarma, situada na rua Tapajós, os bandidos fizeram dois funcionários da farmácia e um cliente como reféns. Eles foram trancados dentro de um banheiro e ameaçados. A explosão danificou parte do caixa eletrônico mas destruiu a drogaria e lançou a porta ondulada do estabelecimento, com chapas de ferro, do outro lado da rua, a mais de 15 metros de distância.

Apesar de toda a destruição e do forte impacto causado pela explosão, que pode ter sido provocada por duas bananas de dinamite, segundo disse um policial civil, e das dezenas de pessoas que estavam no ponto de ônibus e em lojas próximas, o alarme só chegou à sala de operações da Polícia Militar depois de 15 minutos.

Dois dos três bandidos usavam blusas para cobrir as cabeças e os rostos e, depois de explodirem o caixa e ficarem frustrados porque o compartimento com dinheiro ficou intacto, um dos assaltantes tentou abrir as  gavetas usando uma alavanca, sendo observado da rua por algumas pessoas incrédulas e assustadas.

O dono da drogaria, Amável Mário Ribeiro, 43 anos, disse que esta foi a segunda vez, neste ano, que seu estabelecimento foi visitado por ladrões em busca de dinheiro do caixa eletrônico. Sem seguro, ele não tinha como calcular o prejuízo desta quinta-feira porque todas as mercadorias foram perdidas com a explosão.

Ribeiro relembrou que às 8h30 um homem entrou no local pedindo um colírio e, antes que a mercadoria fosse entregue, outros dois com os rostos cobertos entraram correndo e anunciaram o assalto. O comerciante e dois funcionários disseram que não existia dinheiro no caixa porque a farmácia havia sido aberta há pouco tempo, quando foram trancados em um banheiro apertado com um cliente. Enquanto isto os criminosos reviravam o estabelecimento em busca de objetos de valor.

Quando decidiram explodir o caixa eletrônico, um dos assaltantes colocou as bananas de dinamite no equipamento bancário, através de uma abertura e, depois, correu até o banheiro e libertou os reféns mandando que eles corressem para longe, para que eles não fossem atingidos pela explosão.

Outra ocorrência de explosão de caixa eletrônico também ocorreu nesta quinta-feira e foi registrada em um posto de abastecimento no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto. Por volta das 3 horas da madrugada, seis homens que viajavam em uma Van destruiram o terminal eletrônico e recolheram todo o dinheiro. Na fuga os criminosos abandonaram uma bolsa no pátio do posto contendo R$ 57 mil e desapareceram.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Defesa Social informou que será criada uma força tarefa integrada para atuar na vigilância, operações, troca de informações e investigações de ocorrências de explosões de caixas eletrônicos e uso de explosivos no Estado. Esse grupo será integrado pela Seds, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército, Ministério Público Estadual e PBH.
 
   

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por