Empresário de Curitiba vende ar enlatado como souvenir e Minas tem sua latinha

Álvaro Castro
acastro@hojeemdia.com.br
25/07/2016 às 15:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:00
 (Divulgação)

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Um empresário de Curitiba-PR teve uma ideia no mínimo inusitada para criar um souvenir às vésperas da Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014: ar enlatado. A ideia vem dando certo e atualmente ele tem um faturamento de cerca de R$ 120 mil mensais com uma tiragem de cerca de 10 mil latinhas.

A ideia começou há cerca de 20 anos. O empresário Alessandro Catenaci, que atua no ramo do turismo, viu um souvenir semelhante em Paris e achou que seria um bom presente para um amigo. A ideia seguiu na cabeça e impulsionado por um programa do Sebrae local levou a ideia para frente e acabou dando tudo certo.

"Primeiro fiz uma tiragem menor, de cerca de 3 mil latinhas de Curitiba. A ideia deu certo e acabei fazendo outras cinco cidades e uma genérica do Brasil. De lá para cá estamos aumentando a produção, sempre pesquisando cidades turísticas.

Recentemente Minas Gerais ganhou a sua latinha. Todas são ilustradas com temas que remetem ao estado ou cidade retratada. "é uma forma da pessoa levar um pedacinho do lugar onde visitou. Então a de Minas vem com dizeres como uai, sô e imagens típicas como da igrejinha da Pampulha", explicou Alessandro.

A "composição" do ar de Minas é dividida da seguinte forma: 10% Belo Horizonte, 10% Ouro Preto, 10% São João Del Rei, 10% Monte Verde, 10% Brumadinho, 10% Tiradentes, 10% Araxá, 10% Diamantina, 10% Juiz de Fora e 10% Estrada Real.

A expectativa é que os presente façam sucesso durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começa no próximo mês.  Na lata, aquela de sardinha que encontramos no supermercado, estão os principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e a composição do ar não poderia ser mais agradável: 12.5% de bossa nova, 12.5% de samba, 12.5% de corcovado, 12.5% de Pão de Açúcar, 12.5% dos Arcos da Lapa, 12.5% de Maracanã, 12,5% de Copacabana e os outros 12.5% de Ipanema.

Atualmente os produtos podem ser encontrados em lojas de produtos turísticos e também à venda no próprio site da empresa, Lata no Ar.

Além de 13 cidades brasileiras e uma "genérica" do país, o empresário iniciou o processo de internacionalização da marca, lançando a latinha de Nova York. Alessandro conta que teve consultas também de Portugal. Caso a experiência seja bem sucedida, a intenção é expandir para outras cidades importantes mundo a fora.

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