Estado inaugura complexo de segurança pública e entrega 120 novas bases comunitárias

Malú Damázio
mdamazio@hojeemdia.com.br
06/07/2018 às 12:05.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:14
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

A inauguração de um grande complexo de segurança pública em Minas Gerais, um dos maiores do país, foi anunciada pelo governo nesta sexta-feira (6), na Cidade Administrativa, na capital. 

O Centro de Inteligência e Operações Estratégicas (Cioe) reunirá 18 instituições responsáveis por garantir a proteção e a defesa no Estado. Além disso, também serão entregues, até setembro, 120 novas bases comunitárias concentradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). 

O centro, com mais de mil profissionais, irá operar 24 horas por dia e durante toda a semana. Ao todo, o espaço tem 80 monitores, 24 painéis e dois televisores que mostram, em tempo real, os mais de 1.1 mil pontos monitorados por câmeras espalhadas pela capital, RMBH e estradas BR-040, MG-010 e Anel Rodoviário. 

No local estão concentrados os serviços de atendimento ao cidadão: 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil). A intenção, segundo o governo de Minas, é realizar um atendimento mais rápido, seguro e eficiente. 

“Quando nós reunimos esses profissionais há uma facilidade no meio operacional. A notícia chega mais rápido, de forma mais qualificada, a troca de informações acontece com mais segurança e isso facilita nossa resposta nas ruas”, afirma o superintendente de integração e planejamento operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Leandro Almeida.

Além das três forças, o complexo também concentrará as centrais da Sesp, Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Defesa Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Cemig, Infraero, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Guarda Municipal de Contagem, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Departamento de Estradas e Rodagem e Copasa. 

Novas bases móveis

As 120 bases de segurança móveis que serão entregues até setembro fazem parte da segunda parte de implementação do projeto, que colocou 86 unidades em Belo Horizonte desde agosto de 2017. 

Segundo o governador Fernando Pimentel, neste momento as bases serão destinadas às cidades da Grande BH e depois o trabalho terá continuidade no interior do Estado.

Os carros já foram comprados e estão passando por adaptações.  As unidades móveis serão instaladas em municípios da RMBH como Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Pedro Leopoldo, Vespasiano e também em cidades pólo do interior: Uberaba, Uberlândia, Montes Claros e Juiz de Fora.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por