Estratégia: Igreja usa redes sociais para atrair jovens

Raquel Ramos - Hoje em Dia
22/12/2013 às 07:56.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:57
 (Carlos Rhienck)

(Carlos Rhienck)

Princípios e doutrinas permanecem os mesmos de séculos passados. Mas a forma de transmiti-los mudou, ganhando ares tecnológicos. Sites, Facebook, Twitter. Todos esses recursos já são utilizados pela Igreja Católica como estratégia de aproximação dos fieis, sobretudo os jovens. “Cada vez mais nossa igreja está investindo em ferramentas tecnológicas. Queremos testar limites”, afirma o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Em entrevista exclusiva ao Hoje em Dia, ele falou sobre a igreja na era digital, citou desafios da instituição no mundo contemporâneo, comentou a atuação do papa Francisco. O depoimento completo estará na “Página 2 Entrevista” de segunda-feira (23).

Novidade

O uso de redes sociais, segundo dom Walmor, ainda é visto como novidade para a Arquidiocese de Belo Horizonte. Tanto que debates, fóruns, congressos e reuniões foram realizados para discutir o assunto. Mas atualizar-se, admite, é imprescindível. “Falo isso pensando principalmente nos jovens. Se não houver essa adaptação, não conseguiremos dialogar com eles”. O próprio líder mundial da Igreja Católica, o papa Francisco, deu o exemplo. Neste ano, criou a conta no Twitter (@pontifex), que já tem 10 milhões de seguidores. Mesmo caminho foi seguido por dom Walmor (@domWalmor).

Juventude

Para o arcebispo metropolitano da capital, 2013 foi o ano da juventude do Brasil. “Tivemos a realização da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, a Campanha da Fraternidade, a Semana Missionária”, cita. “Temos presenciado um grande crescimento da participação do jovem. Ao mesmo tempo, sei que a igreja tem um lugar muito importante no coração de cada um”. Apesar dos avanços, ele ressalta que, com urgência, a igreja deve desenvolver um trabalho mais ativo para resgatar aqueles que são dependentes químicos. “Infelizmente, as drogas estão dizimando a nossa juventude”.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por