Batata recheada com copa lombo assado e desfiado acompanhada de requeijão cremoso regado com barbecue. Foi esse o quitute vencedor da edição deste ano do Comida di Buteco de Belo Horizonte. Preparado pelo Bar Bambu, localizado no bairro Sagrado Filho, região Oeste da capital, estreante no festival, o prato foi batizado de Pirô na Batatinha. Agora, a casa disputa a etapa nacional com os demais vencedores. O resultado da fase belo-horizontina foi conhecido na noite deste sábado (19).

Vencedor por três vezes - em 2014, 2015 e 2016 -, o Já Tô Inno (Barreiro) ficou com o segundo lugar da competição, assim como no ano passado. Pé de Goiaba (Nova Suíssa), Era Uma Vez Um Armazém (Buritis) e Santuário Retrô Botequim (Minas Brasil) levaram terceiro, quarto e quinto lugares, respectivamente. 

Disputa

Ao todo, 50 botecos de Belo Horizonte participaram da disputa, realizada entre os dias 13 de abril e 13 de maio. O anúncio do vencedor aconteceu na Saideira, festa tradicional que encerra o concurso gastronômico, realizada no Mineirão. Vencedores de cada cidade se reunião na capital paulista, em 23 de julho, para disputar o título de melhor boteco do Brasil.

Quatro categorias foram avaliadas pelos jurados: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. Petisco ficou com 70% do peso da nota total e as demais categorias com 10% cada uma. Votos de público e juradosvaliam 50% cada um. 

Nacional

Na segunda etapa do concurso, em junho, uma comissão de jurados visitará os campeões de cada cidade avaliando a "performance" nas mesmas quatro categorias. O grande vecedor será considerado o melhor boteco do Brasil. 

Festival

Quase 600 casas de 21 cidades das cinco regiões brasileiras participaram da edição 2018 do Comida di Buteco - clássico no calendário nacional gastronômico. O concurso foi criado há oito anos com o objetivo de resgatar e valorizar a cozinha de raiz feita por butecos tradicionais. Desde 2016, um júri especial é montado para escolher os pratos que mais agradaram em diferentes quesitos.

Confira os pratos dos cinco vencedores de Belo Horizonte:

1º lugar:
BAR BAMBÚ

Petisco: PIRÔ NA BATATINHA - batata recheada com copa lombo assado e desfiado com requeijão cremoso regado com molho barbecue

Prato do Bar Bambu no Comida di ButecoBar Bambu

2º lugar:
JÁ TÔ INNO

Petisco: E.J.C. - joelho de porco cozido em molho de cerveja artesanal, tomate e especiarias. Acompanha nhoque de beterraba e croutons

Já Tô Inno 2 lugar no Comida di ButecoJá Tô Inno

3º lugar:
PÉ DE GOIABA

Petisco: MARIA ENCANTADA - filé de peixe com palitos de queijo, servidos com molhos da casa e de jabuticaba

Pé de Goiaba 3 lugar Comida di Buteco

Pé de Goiaba

4º lugar:
ERA UMA VEZ UM ARMAZÉM

Petisco: UAI, É BOCHECHA, SÔ? - bochecha de porco defumada ao café, com salada de batata e zimbro

Era uma vez Armazém 4 lugar no Comida di Buteco 2018

Era Uma Vez Armazém

5º lugar:
SANTUÁRIO RETRÔ BOTEQUIM

Petisco: SANTUÁRIO RETRÔ PELO MUNDO, SEM PRECONCEITO - goulash: cozido dos povos antigos, de boi e de porco, com linguiça calabresa e batatas. É servido com sour cream e pão

Santuário Retrô Botequim 5 lugar Comida di Buteco 2018Santuário Retrô Botequim