Estudo sem trégua para conquistar emprego público

Mariana Durães
mduraes@hojeemdia.com.br
27/12/2017 às 21:17.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:28
 (Maurício Vieira)

(Maurício Vieira)

Se a promessa para o Ano Novo é estudar bastante para ser aprovado em algum concurso público, está na hora de começar a se programar para encarar uma maratona de livros em 2018. Para quem ainda não se planejou, esse é o período ideal para fazer um cronograma. Mas aqueles que já estão com as provas dos certames marcadas, especialistas recomendam menos período de férias e mais foco.

Esse, inclusive é o plano de Teresa Damasceno, de 24 anos. Formada em direito e com o sonho de se tornar delegada, ela deixou as comemorações e férias de verão para depois e, entre o Natal e Réveillon, manteve a rotina de estudos. 

Desde novembro, a jovem se prepara para o concurso público que deve acontecer no primeiro semestre do próximo ano. “Fui para a cidade dos meus avós no Natal, mas levei meu material e estudei durante o dia. Como a viagem de férias já estava marcada, a saída foi diminuir o tempo fora de casa para três dias, e colocar os livros na mala porque essa é a prioridade agora”, conta.

Teresa precisou aprender a conciliar atividades e a se organizar. “Além do cursinho à noite, estudo em casa de manhã e trabalho na parte da tarde. Meu dia começa bem cedo e termina tarde, e meu plano de estudo inclui sábados e domingos”. Mesmo sabendo que seria “concurseira”, ela preferiu não largar o emprego por acreditar que a experiência prática também ajuda na assimilação do conteúdo que aprende nos livros e apostilas.

Plano de estudos

Segundo o consultor educacional Hiram Míglio, o ideal é começar a estudar pelo que é comum e pode cair em mais de uma prova, como línguas portuguesa e estrangeira, direito constitucional e administrativo, informática e atualidades, além das legislações e constituições.

Também é essencial focar em concursos que sejam, preferencialmente da mesma área, para economizar tempo. Organização, porém, é o mais importante. “Pensar em horários, escolher um ambiente tranquilo e confortável. Tudo isso ajuda a melhorar o desempenho”, explica Míglio.

Ritmo e foco

Lucas Brito, de 24 anos, também formado em direito, afirma que mantém o foco acordando cedo e se obrigando a permanecer sentado na cadeira. “Só levanto para comer e ir na academia. E largo o celular pra lá”, finaliza. 

Porém, a auditora fiscal e professora de cursinhos Mara Camisassa afirma que o candidato nunca deve se abdicar de tudo. “É preciso ter tempo para cuidar de si, fazer atividade física, ter vida social”, diz.

Confira os editais de concursos públicos abertos para 2018:

Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) – 19 vagas 
Inscrições até as 20h de hoje
Níveis: médio, técnico e superior
Provas: 28 de janeiro

Câmara Municipal de BH – 102 vagas
Inscrições até 4 de janeiro
Níveis: médio e superior
Provas: 18 de fevereiro

Cemig – 109 vagas
Inscrições de 5 de fevereiro a 12 de março
Níveis: médio, técnico profissionalizante e universitário
Provas: 22 de abril

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 56 vagas
Inscrições de 19 de fevereiro a 12 de março
Níveis: superior, médio, técnico e fundamental 
Provas: 22 de abril

  

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por