Ex-ministro Celso Amorim palestra para 600 alunos das faculdades Kennedy e Promove em BH

Paula Coura
pcoura@hojeemdia.com.br
03/04/2017 às 21:50.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:59

O diplomata e ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores, Celso Amorim, palestrou na noite desta segunda-feira (3) para mais de 600 alunos do curso de direito das Faculdades Kennedy e Promove. O embaixador falou sobre política externa brasileira, além de sua relação com o governo, enquanto ministro, no evento que aconteceu na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

De acordo com Amorim, o Brasil fez uma polícia externa desassombrada, sem medo de se expor ao mundo, principalmente no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O impeachement de Dilma Rousseff, a crise economia a a recente operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que desvendou um esquema de adulteração de carnes para exportação em grandes frigoríficos do Brasil, porém, têm deixado o país com uma imagem "não tão boa" lá fora. “Se você quer mudar a imagem, tem que mudar a realidade. Nossa realidade hoje não é boa, então, nossa imagem também não é. As pessoas mer perguntam: o que aconteceu com o Brasil? Eu não dou muita explicação. Deixo as pessoas tirarem suas conclusões”, afirmou o diplomata.

Aos alunos, o ex-ministro disse que para o Brasil sempre teve três grandes deficits: o democrático,  a falta de estabilidade econômica, principalmente antes do Plano Real, e a desigualdade social, que ainda é marcante no país. “Inegável que os programas assistenciais do governo Lula mudaram o rosto dos brasileiros nas universidades, hoje representados por vocês”, explicou.

Para a caloura Maria Laura de Lima Santana, de 17 anos, que está no primeiro período do curso de Direito, o evento é uma oportunidade única de aprendizado. “Pesquisei muito sobre o Celso Amorim antes de vir a palestra e me interessei por sua trajetória. É bom saber mais sobre quem teve uma grande história com o Brasil”, relatou.

A palestra com Celso Amorim faz parte da “Semana Jurídica das Faculdades Kennedy”, que apesar do nome, acontece em dois dias de palestras com temas pertinentes ao direito, como as reformas da Previdência e Trabalhista, direito do consumidor, desenvolvimento sustentável, dentre outros.Nesta terça-feira (3), na parte da manhã, as palestras serão sobre a agenda 30 da Onu e o direto do mar. À noite, os temas são reforma da Previdência e direto e diversidade. 

“Os alunos do nosso curso têm poucas oportunidades de terem acesso a esse tipo de evento. Nossos alunos são egressos de escola pública e trazem toda a dificuldade de terem que lutar muito para conquistar algo na vida. Na instituição, buscamos ofertar oportunidades para que eles possam ter a segurança de uma boa formação técnica e vivência, além de relatar que participaram de grandes eventos com grandes nomes”, explicou o professor Hellom Lopes, cordenador-adjunto do curso de direito das Faculdades Kennedy.

Segundo o professor Dante Cafaggi, diretor-geral da Faculdade Promove, o evento contribui para o enriquecimento curricular dos alunos, além de ser uma excelente oportunidade de troca de conhecimento. “O curso de direito tem atividades complementares e os alunos vão poder ter um certificado de uma palestra proferida por um ex-ministro”, disse.

O evento terminou com uma sessão de autógrafos de Amorim de alguns de seus livros, dentre eles, "Breves Narrativas Diplomáticas" e "Teerã, Ramalá e Doha. Memórias da Política Externa Ativa e Altiva". 

Sobre Celso Amorim

Além do Ministério da Defesa (2011-2015), Celso Amorim foi Ministro das Relações Exteriores por duas oportunidades (1993-1995 e 2003-2010). Atualmente é diretor-geral da Unitaid, uma organização internacional destinada a possibilitar o acesso de medicamentos a países em desenvolvimento e subdesenvolvidos para combate  AIDS, tuberculose e paludismo, três das doenças que mais afetam as populações.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por