As férias de julho estão chegando e muitas famílias planejam viajar de carro. Mas ter uma viagem harmoniosa com crianças dentro do veículo não é tarefa muito fácil. Muitas vezes, os pequenos ficam entediados ou desconfortáveis durante o trajeto.

Por isso, antes de colocar a bagagem no porta-malas e pegar a estrada, vale a pena dar uma olhada nas dicas para que a viagem com os pequenos seja a mais agradável possível:

1) Faça malas práticas

Fazer as malas é um desafio. Quem viaja em família tem que levar muitos itens (brinquedos, carrinhos, mamadeiras, fraldas, produtos de higiene, remédios) e ainda precisa de mãos livres para carregar as crianças. O truque é fazer uma mala pequena e levar kits à parte. Para decidir o que levar, coloque tudo em cima da cama e depois reduza pela metade. Para facilitar, outra maneira de pensar nas peças é separar trajes por dia, repetindo peças-chaves ou criar uma situação imaginária.

 

2) Leve kits estratégicos

Produtos de higiene, remédios e brinquedos para distração das crianças devem ser transportados em pequenos kits, separadamente, para facilitar o uso durante a viagem. Leve em conta a distância do trajeto e o local para onde vai viajar na hora de montar. Em geral, fraldas, lenços umedecidos, pomadas para assaduras, repelente, protetor solar, termômetro, antitérmico e remédio para enjoos não podem faltar.

 

3) Entretenimento em mãos

Tablets, DVDs, revistinhas, livros ou jogos de preferência dos filhos devem ter um lugar dentro do carro para ajudar a entreter e divertir o caminho inteiro. Manter as crianças calmas e entretidas durante a viagem evita estresses que podem interferir na dirigibilidade do motorista. Por isso, cuidar dos detalhes também implica na segurança da viagem.

 

4) Prepare um lanchinho

Tenha por perto uma troca de roupa, água e frutas. Sede e fome irritam as crianças. É legal levar algo para lanches rápidos no intervalo das refeições. Incidentes acontecem e fica fácil trocar uma peça de roupa rapidinho, mesmo com o carro em movimento.

 

5) Cuidado com a segurança

O item segurança é fundamental para qualquer viagem. As crianças requerem uma atenção especial. Os pais devem estar atentos com a colocação adequada e o modelo correto da cadeirinha para a idade dos filhos, bem como o uso certo do cinto de segurança.

 

6) Faça paradas e não tenha pressa

Crianças e bebês ficam estressados quando permanecem muito tempo dentro do carro. Acostumados com as correrias do dia a dia, os adultos esquecem que é hora de colocar o pé no freio e esquecer a pressa. Quando preparar o seu passeio, programe a saída, o tempo de duração e paradas no trajeto, pois os pequenos se cansam de ficar muito tempo na mesma posição, se estressam e tumultuam a viagem. Lembre-se de que nas férias, a pressa desestabiliza o lazer.

 

7) Planeje o retorno

O fim das férias é um momento de tristeza para todo mundo, principalmente para as crianças. Após vários dias reunida para diversão, a família se prepara para se separar. Deixar se levar por esse sentimento pode comprometer toda a alegria da viagem. A dica é programar o retorno para não ficar com essa sensação ruim. Uma sugestão é que a volta da viagem aconteça antes do fim das férias, para pais e filhos ainda desfrutarem de mais alguns dias juntos.

Fonte: Patrícia Van Ostaede, gerente de vendas da agência de turismo GBTOURS