Fala Tambor e Baque de Mina agitam foliões durante ensaio para o Carnaval de BH

Cinthya Oliveira
portal@hojeemdia.com.br
21/01/2018 às 18:57.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:53
 (Pedro Gontijo)

(Pedro Gontijo)

Quem gosta de tambores pôde aproveitar, neste domingo (21), para assistir a belos ensaios pré-carnavalescos de blocos que têm o instrumento como protagonista. Enquanto o Fala Tambor levou o samba de roda e outras expressões influenciadas pela cultura africana para a praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, o Baque de Mina mostrou um maracatu com pegada mineira e feminina debaixo do viaduto Santa Tereza, no Centro.

Até o Carnaval, o Fala Tambor vai realizar ensaios abertos no Santa Efigênia. Na tarde deste domingo, os artistas atraíram as atenções de quem passava pela praça Floriano Peixoto e dos foliões que seguiam caminho para a festa Sonoriza, realizada ali ao lado, no Music Hall.

Foram entoados ritmos variados – como quebra-cabloco, cabula, monjolo, congo, arrebate, rebate e barra-vento –, enquanto dançarina davam show com suas saias rodadas e coloridas. “Para mim, foi uma grata surpresa”, contou a estudante Fabiana Souza, de 21 anos, que passava pela praça e decidiu parar para assistir à apresentação.

O desfile oficial do Fala Tambor acontece no dia 11 de fevereiro, domingo de Carnaval, na praça Floriano Peixoto.

Baque de Mina

Já no Centro, um público diversificado ficou atento ao maracatu apresentado pelo grupo Baque de Mina. Formado por percussionistas mulheres, o grupo foi criado em 2013. Nas letras do Baque de Mina, canta-se a beleza, a força e a importância da mulher. O empoderamento feminino e a luta contra o machismo estão presentes no bloco, que se apresenta no dia 13 de fevereiro, terça-feira de Carnaval, passando pelas ruas do Centro – com concentração e dispersão na praça Afonso Arinos.

Confira o som e a dança do ensaio do Fala Tambor:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por