Famílias sem-teto ocupam saguão da prefeitura contra despejo em prédio no Centro de BH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/01/2018 às 17:11.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:47
 (MLB/Divulgação)

(MLB/Divulgação)

Cerca de 50 famílias protestaram, nesta terça-feira (16), contra o despejo da ocupação Carolina Maria de Jesus, em um prédio vazio na avenida Afonso Pena com rua Rio grande do Norte, no Centro de BH. Elas chegaram ao saguão do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte por volta de 9h da manhã e só deixaram o local quase dez horas depois, após um acordo com o prefeito Alexandre Kalil. 

Segundo informações do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Minas (MLB), eles receberam um comunicado da Polícia Militar, informando que nesta quarta-feira (17) teriam que comparecer a uma reunião para tratar do despejo. 

Na tarde desta terça, uma comissão foi recebida na Cidade Administrativa. Por meio de nota, o Governo de Minas informou que "a coordenação da Mesa de Diálogo e Negociação Permanente com as Ocupações Urbanas, Rurais e Socioambientais do Governo de Minas Gerais está em constante negociação com os líderes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas de Minas Gerais desde setembro do ano passado e segue acompanhando o caso".

Já a Prefeitura de Belo Horizonte, também por meio de nota, informou que "o imóvel é privado e que a execução da ordem judicial é de responsabilidade dos oficiais de Justiça e da Polícia Militar, não sendo, portanto, da competência do Município".

Ainda conforme a PBH, "as lideranças da manifestação ocorrida hoje na sede do Executivo Municipal foram recebidas pelo prefeito Alexandre Kalil e tiveram assegurada a participação da Prefeitura na mesa de negociações sobre o tema, junto ao Governo do Estado".

Integrantes do movimento avaliaram os encontros como positivos. Eles aguardam agora uma reunião agendada com o prefeito Alexandre Kalil e com um representante do Governo de Minas, marcada para a próxima quinta-feira (18).

Relembre

Desde de setembro, famílias da Carolina Maria de Jesus ocupam um prédio da avenida Afonso Pena, 2.300, esquina com rua Rio Grande do Norte, no centro de Belo Horizonte. O prédio vazio e de 14 andares abrigou a Secretaria de Estado de Saúde no período de 2001 a 2006. Depois a SES foi transferida para a rua Sapucaí, nº 429, no bairro Floresta, saindo de lá em dezembro de 2010 para a atual sede, na Cidade Administrativa. Segundo a SES-MG, o imóvel da avenida Afonso Pena, 2.300, foi alugado do Sindicato de Eletricitários - Sistel. A reportagem tentou contato com o Sistel pelos telefones indicados em seu site, mas não obteve retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por