Feira em BH promete orientar os estudantes que desejam ir para o exterior

Ana Júlia Goulart
horizontes@hojeemdia.com.br
29/09/2017 às 08:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:47
 (Leticia Piatti/Eduxpo/Divulgação)

(Leticia Piatti/Eduxpo/Divulgação)

Facilitar o acesso às instituições de ensino no exterior, prestando informações que ajudem o estudante a decidir onde fazer o intercâmbio. Essa é a proposta da EduExpo, feira de intercâmbio que será realizada em Belo Horizonte na próxima segunda-feira, no Hotel Mercure, no bairro de Lourdes, região Centro-Sul da cidade.

Gratuito, o evento oferece contato com diretores de instituições e representantes de governos para falar sobre o estudo em diversos países. Cerca de 5 mil pessoas devem participar da feira, considerada a maior do tipo no mundo.

A expectativa da organização é de que os estudantes saiam de lá decididos quanto ao curso que desejam fazer e o país que querem visitar. E mais do que isso: já saibam exatamente os trâmites para se tornar um aluno fora do país. 

“O objetivo principal é fazer o encontro entre quem quer estudar fora e quem pode proporcionar isso. Os participantes do evento são, quase que em sua totalidade, as próprias instituições que oferecem os cursos. Falar diretamente com eles não só facilita a comunicação e o acesso às informações certas, como ainda proporciona uma oportunidade de negociação de valores”, explica Daniela Ronchetti, diretora da EduExpo no Brasil.

Atrativo
A qualidade da educação é o que primeiro atrai os estudantes. “Em geral, países que oferecem essa vivência tem excelentes índices educacionais, o que atrai os alunos que participam dessas feiras”, explica Rita Louback, assessora de Relações Internacionais da PUC Minas. 

A especialista afirma que, com a globalização, a vivência de outra cultura tem agregado e muito a quem passa por essa experiência. “Saber transitar em diversas culturas é hoje, com certeza, um pré-requisito para diversas oportunidades, incluindo as do mercado de trabalho”, reforça.

Programação
Na programação estão previstos seminários com informações sobre vistos, o programa Au Pair (que alia estudo, trabalho e convivência com família local) nos Estados Unidos e a apresentação da Universidade da Califórnia, referência em programas de estudos nas áreas de tecnologia, medicina e eletrônica.
 
Os participantes poderão tirar dúvidas sobre cursos de férias, de idiomas, ensino médio, estágios, graduação, pós-graduação e MBA. 
Embaixadas e consulados de países como Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, França e Holanda participam da feira. As atividades terão início às 16h, no Hotel Mercure Lourdes (avenida do Contorno, 7.315). 

Para ter acesso, é preciso fazer o cadastro no eduexpos.com/brasil2017. Será gerada uma credencial que libera a entrada para o evento. 
Esta é a 20ª vez que a feira acontece em Belo Horizonte. Em 2017, ela já passou por Recife, Salvador, São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Brasília.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por