Foco no Aedes: Nova campanha foca a mobilização popular

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
24/10/2017 às 11:37.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:22
 (Reprodução)

(Reprodução)

"Com o Aedes não se brinca". Esse é o slogan da nova campanha de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. O vídeo e o material publicitário da campanha foram divulgados na manhã desta terça-feira (24), no auditório JK na Cidade Administrativa, região Norte de Belo Horizonte. 

A principal mudança está no foco, que sai da dengue e vai para o Aedes. Com as ações de combate, os moradores evitam todas as patologias. “A Secretaria de Estado de Saúde constatou que a população tem a informação, mas não age. E é nesse sentido que vamos atuar nessa nova campanha”, explica o subsecretário de vigilância e proteção à saúde. 

Para isso, os vídeos e áudios da campanha apresentam um versão de "Atirei o pau no gato". Crianças cantam o som que fala em "dar tchau ao Aedes". 

Regionalização

Para efetivar as ações da campanha, um seminário que acontece nesta terça capacita servidores das regionais de saúde do estado e órgãos como a Fundação Ezequiel Dias (Funed). Eles serão informados durante o evento sobre os detalhes dessa campanha e como cada regional deve agir no combate ao mosquito. 

Entre os assuntos debatidos estão prevenção, situação epidemiológica do estado e das regiões e ações de controle que podem ser aplicadas. 

Números

De acordo com os dados atualizados, Minas Gerais registrou 26.454 casos de dengue, 17.482 de Chikungunya e 708 de Zika em 2017. O levantamento considera os números até o dia 16 de outubro de 2017 e foi feito pela Secretaria Estadual de Saúde.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por