Para garantir um bom atendimento a quem vai pular o Carnaval em Belo Horizonte, a Prefeitura vai montar montar dois Postos Médicos Avançados (PMAs), que funcionarão de 9 a 14 de fevereiro, durante 24 horas. 

Os PMAs serão instalados na Praça da Estação, dentro do Centro de Referência da Juventude-CRJ (Praça Rui Barbosa, 50, Centro) e na rua Paraíba, 340, no Funcionários (próximo à Praça Tiradentes). 

Além dessa estrutura, as nove Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) darão suporte as equipes que estarão em campo, já que funcionam todos os dias. 

Os locais foram escolhidos em função das rotas dos blocos e também por estarem localizados em regiões de fácil acesso aos hospitais. Nos PMAs serão atendidas ocorrências como desidratação, intoxicação, crises convulsivas e pequenos traumas. 

Os postos funcionarão em tendas de 30 m², com 75 macas no total, desfibriladores, monitores não invasivos, medicamentos e soluções para hidratação venosa. O PMA da Praça da Estação terá a capacidade de realizar 25 atendimentos simultâneos e o da rua Paraíba, 20. 

SAMU

Haverá reforço também na frota de ambulâncias do SAMU com mais três veículos, sendo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB). 

Com eles, são 28 ambulâncias do SAMU que atuam na capital, sendo 21 USB e 6 USAs, além do helicóptero do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que conta com a presença de um médico do SAMU.