Forças de segurança realizam treinamentos em Belo Horizonte e Nova Lima

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
27/07/2016 às 20:57.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:02
 (Alberto/Imprensa MG)

(Alberto/Imprensa MG)

As forças de segurança que atuaram em Belo Horizonte durante a realização dos Jogos Olímpicos fizeram uma série de treinamentos simultâneos em Belo Horizonte e Nova Lima, na Região Metropolitana, nesta quarta-feira (27). Foram simuladas situações de ataques terroristas.

Em BH, Militares do Grupamento de Ações Táticas Especiais (Gate), da Polícia Militar, policiais federais, além de técnicos do Samu e das secretarias estadual e municipal de Saúde foram acionados para um simulado de resgate de reféns e salvamento de vítimas de quatro terroristas que invadiram o edifício desocupado da Contax, no bairro Prado, região oeste da cidade. O acionamento do 190, o tempo de chegada das equipes e a invasão do local por parte dos militares foi real, simulando efetivamente todos os procedimentos que devem ser adotados em caso de um chamado de ataque terrorista.

Foram usados 60 figurantes e dois helicópteros na operação. Eles foram deslocados para hospitais diversos da região simulando ferimentos. Outros receberam os primeiros socorros imediatamente após a evacuação do edifício.

Já em Nova Lima, militares foram acionados para atuar em uma casa noturna onde supostamente seis terroristas teriam rendido seguranças e entrado encapuzados. O acionamento do 190 por parte do gerente da casa também foi real. Em oito minutos militares do Exército chegaram para fazer a varredura do local e isolar a área. O trânsito na região foi interditado pela BHTrans, com o apoio de agentes da Guarda Municipal.

Um grupamento de 200 soldados invadiu o local para resgatar as vítimas. Foi possível ouvir o barulho de bombas e tiros dentro do lugar. Militares do Esquadrão Antibombas do Gate entraram em cena para realizar a varredura do veículo abandonado pelos terroristas em frente à casa de shows. Esta atividade tinha como foco neutralizar qualquer artefato explosivo que porventura pudesse estar abandonado no interior do veículo.

"Estamos com equipamentos, formação, capacitação e protocolos operacionais em plenas condições. O que nós deveríamos fazer, nós fizemos. E estamos em condições”, disse o tenente Francis Cotta, do Esquadrão Antibombas do Gate.

Para o Tenente Coronel do Exército, Júlio César Rolszt, os seis treinamentos práticos realizados de forma integrada em Belo Horizonte buscaram as situações mais difíceis para que todos pudessem treinar uma situação real em todos os aspectos. “Os simulados foram realizados em locais de grande fluxo de pessoas, onde foi possível exercitar de forma integrada o resgate de reféns, evacuação de áreas, simulação de ataques químicos, biológicos, radiológicos e nucleares e neutralização de artefatos explosivos”, lembrou Júlio César.

Números

Para a Olimpíada Rio 2016 são esperados no Brasil 15 mil atletas de 206 países. São 32 mil profissionais de imprensa credenciados e uma estimativa de 4,5 bilhões de expectadores no mundo inteiro. Em Belo Horizonte, de acordo com estimativas da Abin, são esperados de 15 a 20 mil turistas durante os jogos. A cidade receberá entre 400 e 500 atletas e 1.500 jornalistas. BH receberá dez partidas de futebol masculino e feminino.

Leia mais

Mineirão recebe último treinamento contra ataques terroristas
Segurança máxima: país mais visado por terroristas, França chega a BH sob forte escolta policial
Forças Armadas vistoriam equipamentos e fazem treinamento em BH para os Jogos Olímpicos
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por