Fora de controle, incêndio na Serra da Canastra já consumiu mais de 18 mil hectares

Da Redação
horizontes@hojeemdia.com.br
10/08/2016 às 17:23.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:17
 (ICMBio/Divulgação)

(ICMBio/Divulgação)

Equipes do Corpo de Bombeiros, brigadistas e voluntários atuam incessantemente para tentar debelar as chamas que consomem a vegetação do Parque Nacional da Serra da Canastra, situado no município de São Roque de Minas, no Sudoeste mineiro. O incêndio começou no fim de semana e segue sem controle, consumindo mais de 18 mil hectares da unidade de conservação e de seu entorno.

Os incêndios ocorrem na região do rio Santo Antônio, no chapadão da Zagaia e no chapadão da Babilônia. Um helicóptero, cedido pelo Governo do Estado de Minas Gerais e oito veículos ajudam no transporte de pessoal e equipamentos.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela administração do parque, o objetivo agora é impedir que residências sejam atingidas. Quarenta e cinco brigadistas e servidores do ICMBio, 16 bombeiros militares do governo estadual e dez voluntários se mobilizam na ação que já dura dez dias. Ainda de acordo com o órgão, O tempo seco (não chove há dias na região) e os ventos fortes são fatores que contribuem para a propagação das chamas e atrapalham o trabalho dos brigadistas.

Em 2015, o ICMBio firmou acordo para implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra . A celebração do acordo, acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi realizada no âmbito do "Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação" da Justiça Federal.

O acordo prevê o combate a incêndios em toda a extensão dos 200 mil hectares da Unidade de Conservação, inclusive, com a previsão das técnicas adequadas para o efetivo combate aos incêndios, utilizando-se de aceiros nas propriedades, com o objetivo de se evitar a propagação do fogo de forma descontrolada.

Leia mais

Bombeiros controlam incêndio que devastava área na Serra do Curral
Incêndio continua na Serra da Canastra e atinge diversas outras matas em Minas
Tempo seco agrava focos de incêndio na Capital e interior de Minas

Parque Nacional da Serra da Canastra

Situado no sudoeste de Minas Gerais, a unidade de conservação federal é composta por várias fitofisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos.

O Parque possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha, onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por