Após forte chuva na noite de segunda-feira (23), quando foram registrados ventos que chegaram a 117 quilômetros por hora, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros recebeu 43 chamadas de árvores caídas, mais 12 de risco iminente de queda e duas vistorias. Vários bairros também ficaram sem energia.

No momento sete árvores permanecem caídas, segundo o Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com a corporação, as que apresentam risco estão sendo podadas ou cortadas.

Na região da Pampulha, por exemplo, três ruas enfrentaram interdições parciais. Na rua Miguel Perrela, no bairro Castelo, a saída de um condomínio ficou bloqueada por uma árvore. Na rua Isabel Bueno, no bairro Jaraguá, a árvore caiu em cima de um veículo e atingiu a fiação elétrica. Na avenida Presidente Antônio Carlos, no bairro São Francisco, também foi registrada uma queda de árvore atrapalhando a via.

Uma árvore de grande porte na rua Dona Euzébia, no bairro Providência e outra que estava sobre passeio, em via pública, e caiu sobre a laje de uma residência, na rua Itapurã, no bairro Saudade, precisaram ser cortadas.

Na rua André Lírio, no bairro Pilar, a passagem de veículos e pedestres ficou impedida após um eucalipto de médio porte cair em frente à empresa INDUMIL. Bombeiros realizam os trabalhos para retirada da árvore do local.

O telhado de zinco de um imóvel a rua Dona Helena, no bairro Nova Cintra, caiu sobre o telhado de uma casa vizinha e outra parte ameaça desabar.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) as regiões mais atingidas pela falta de energia em decorrência da chuva foram Noroeste, Oeste e Pampulha, porém, no início da manhã desta terça-feira (24), todos os grandes blocos já tinham sido restabelecidos e restavam ainda algumas interrupções de energia localizadas. Ainda segundo a companhia, para atender essas demandas, a previsão de reestabelecimento total é ao longo do dia, devido à complexidade de serviços, que inclui a substituição dos postes danificados e cabos partidos. A Cemig também informou que as equipes foram reforçadas com um maior número de técnicos e eletricistas para atender as solicitações.

Previsão para o dia

Está previsto mais chuva para a tarde desta terça-feira (24), na Grande BH. O tempo deve continuar nublado, com ocorrências de chuvas e trovoadas.

A umidade relativa do ar fica em torno de 65%, acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 60%. A previsão de ventos para esta terça-feira é um pouco menos intensa, de 50 quilômetros por hora.

A menor temperatura registrada foi de 16ºC e a máxima prevista é de 26ºC.