Fortes chuvas continuarão a atingir Belo Horizonte neste domingo (3), informou a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil em novo alerta preventivo emitido nesta manhã. De acordo com o órgão, há previsão de pancadas de chuva (50 a 70 mm) a qualquer momento, que podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais (até 50 km/h). O alerta é válido para até as 8h de segunda-feira (4).

A Defesa Civil recomenda evitar áreas de inundação e não trafegar em ruas sujeitas a alagamentos ou próximas a córregos e ribeirões durante as chuvas, pois podem haver transbordamentos. O alerta adverte, ainda, para que a população não se abrigue ou estacione veículos debaixo de árvores, já que elas podem cair e causar graves acidentes.

Balanço

O órgão divulgou, também na manhã deste domingo, o balanço da chuva acumulada em nove regionais da capital entre sexta (1º) e sábado (2). Na região Oeste, onde houve o maior volume acumulado no período, choveu em dois dias (160,8 mm) o equivalente a 50% da média esperada para todo o mês (319,4 mm). Na avenida Francisco Sá, no bairro Prado, a enxurrada chegou a arrastar vários veículos. 

A região Noroeste registrou 123,4 mm do volume de chuva, seguida pelas regionais Barreiro (122,2 mm), Centro-Sul (111,6 mm), Pampulha (109,4 mm), Venda Nova (83,9 mm) e Nordeste (82,6 mm). Ainda segundo o balanço, as regiões Leste (65,8 mm) e Norte (51,4 mm) foram as menos afetadas pelo temporal.