Funcionários da PBH protestam contra atraso no pagamento de salários

Cristina Barroca - Hoje em Dia
05/09/2014 às 10:17.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:05
 (Divulgação)

(Divulgação)

Cerca de 100 funcionários municipais da capital mineira, protestam, na manhã desta sexta-feira (5), em frente à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH) em repúdio ao ao atraso no pagamento do salários dos sevidores.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) há anos a PBH organiza as datas de vencimento das contas de forma a serem pagas até o quinto dia útil e também a prefeitura estaria descumprindo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ao não fazer o depósito dos salários dessa forma.

A prefeitura, em nota à imprensa, se limitou a explicar a situação como sendo "uma necessidade de adequar o seu fluxo de caixa" e divulgou o calendário de pagamento dos servidores em que, no primeiro semestre, houve atraso em dois meses, e no segundo semestre, de acordo com o plano, irão atrar os meses de agosto, setembro, novembro e dezembro. Isso, levando em consideração a determinação da CLT, uma vez que o Sindibel garante que desconhece a existência de algum acordo coletivo que permita uma outra alternativa de pagamento que não a consolidada pelas leis trabalhistas.

Ainda segundo o sindicato, a nova escala de pagamento representará um enorme prejuízo para o orçamento doméstico dos servidores e também coloca em risco a prestação dos serviços à população de Belo Horizonte.

Foram convocados a participar do ato todas as categorias dos servidores municipais organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (Sindi-Rede), o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) e o Sindibel. A manifestação segue pacífica e sem obstrução do trânsito.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por