Furto de cabos afeta sete semáforos de BH nesta segunda

Cinthya Oliveira
cioliveira@hojeemdia.com.br
18/06/2018 às 11:33.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:48
 (Maurício Vireira)

(Maurício Vireira)

Mais uma vez o trânsito de Belo Horizonte ficou complicado por causa de furtos de cabos de semáforos em cruzamentos importantes da cidade. Na manhã desta segunda-feira (18), sete pontos semafóricos ficaram desligados, sendo dois deles na avenida Cristiano Machado, um dos principais corredores da capital.

Os furtos de cabos foram registrados no cruzamento da avenida Cristiano Machado com a rua Everardo Vieira, no bairro Silveira, e na esquina com a rua Urandi, no Concórdia, próximo à avenida Silviano Brandão. Os problemas foram resolvidos ainda na manhã desta segunda no bairro Silveira, onde o trânsito de pedestres é mais demandado.

De acordo com a BHTrans, de cinco a oito semáforos são afetados diariamente por causa de furto de cabeamento. Somente de janeiro a maio de 2018, foram registradas 220 ocorrências do tipo.

No ano passado, a Prefeitura de Belo Horizonte teve de restituir 29 mil metros de cabos, um custo de R$ 116 mil para os cofres do município.

A situação se agravou ainda mais neste ano. Somente entre janeiro e maio, foram furtados 60 mil metros de cabos, um prejuízo de R$ 245 mil para a administração municipal. Somente nos primeiros cinco meses de 2018, houve um crescimento de 1.600% nos gastos com a reposição de cabos. O trabalho é feito por empresas terceirizadas.

De acordo com a BHTrans, como forma de prevenção contra atos de vandalismo, a empresa ainda tem buscado substituir materiais com menor atratividade como, por exemplo, o plástico nos focos dos semáforos para pedestres. A empresa de trânsito recomenda atenção redobrada aos motoristas ao trafegar por um cruzamento onde o semáforo estiver desligado. A preferência é sempre do pedestre.

"Depredação do patrimônio público é crime e se trata de um problema de segurança pública. A BHTrans orienta a população que denuncie à Polícia Militar por meio dos telefones 190 ou 181, ao presenciar os furtos e depredações", diz a empresa por meio de nota.Maurício Vieira / N/A

Cruzamento entre avenidas Bernardo Vasconcelos e Clara Nunes ficou complicado

Outros quatro pontos

Além dos dois pontos da avenida Cristiano Machado, houve roubo de cabos entre três pontos da avenida Bernardo Vasconcelos, a via mais visada pelos vândalos que furtam cabos na cidade. Os cruzamentos afetados foram com avenida Clara Nunes, rua Cônego Santana e rua Pio XI. 

O problema também foi registrado, nesta manhã, na avenida Américo Vespúcio com rua Cirilo Gaspar de Araújo, no bairro Aparecida, e no cruzamento das ruas Mato Grosso e Goitacazes, no Centro da cidade.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por