Gestações sequenciais exigem cuidado básico com a saúde e doenças crônicas

Ana Júlia Goulart
agoulart@hojeemdia.com.br
19/02/2018 às 06:00.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:26
 (Acervo Pessoal)

(Acervo Pessoal)

A vida em família de celebridades como a atriz Thaís Fersoza, 33 anos, e a modelo Andressa Suita, 30, recentemente, ganhou repercussão nas redes sociais por um motivo em comum: a gestação seriada.Ambas engravidaram em um curto espaço de tempo após o primeiro filho.

No caso de Thaís, esposa do sertanejo Michel Teló, pouco tempo depois de dar à luz à Melinda, hoje com 1 ano e 6 meses, anunciou a gravidez de Teodoro, que nesta semana completa 7 meses de vida. Já Suita, mulher do também cantor sertanejo Gusttavo Lima, comemorou a segunda gestação no último dia 20 de janeiro, pouco antes do filho Gabriel celebrar o sétimo mês de vida.

Engravidar duas vezes em um curto espaço de tempo, com intervalo menor que um ano entre o parto e a nova fecundação, requer precaução. O momento de gerar um bebê exige muito do corpo da mulher e passar essa fase, mesmo após o nascimento, é um processo demorado.

“Os hormônios, o útero e todos os sistemas do corpo precisam de um prazo para voltar ao normal e, quando a mãe não dá o tempo suficiente para essa reposição, alguns problemas podem surgir”, explica a ginecologista da Unimed-BH, Cristiana Fonseca Beaumord.

As principais ocorrências são anemia, diabetes e falta de vitaminas. Doenças crônicas também precisam ser avaliadas com cautela. O alerta maior fica para casos de mulheres que tiveram, na primeira gravidez, trombose, partos de risco ou filhos prematuros e com baixo peso.

 Precaução
Para evitar esses problemas que podem surgir como uma bola de neve na saúde da mulher, consultas preventivas antes mesmo da gravidez são recomendadas. De acordo com a médica, com todos os exames garantidos e a saúde certificada, não há com o que temer com o novo parto.

São cuidados já conhecidos e tomados pela engenheira Eliana Leles, de 33 anos, que teve quatro filho em sequência. Samuel, 4, Mateus, 3, Estela, 1 ano e 9 meses e o mais novo membro da família, Thiago, com 26 dias, nasceram bem pertinho um do outro.

Mesmo com tantos partos subsequentes, ela não notou prejuízos para a saúde. “Estou sempre de olho e nunca notei nada. A não ser que uns quilinhos a mais representem isso”, brinca. Ela acredita que as vias do parto ajudaram. “Como tive somente partos normais e três deles naturais, a recuperação é muito rápida”, explica.G

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por