O concurso realizado pelo Governo de Minas para preencher 16 mil vagas para professores e 700 vagas para especialista em educação foi homologado. Na prática, isso significa que o certame foi finalizado e, a partir de agora, o Estado tem dois anos para convocar e nomear os aprovados. O resultado final foi publicado no Diário Oficial na edição de sábado (30) e a classificação pode ser consultada neste link.

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que prevê novas nomeações para o segundo semestre deste ano. A pasta, porém, não divulgou a escala de quando elas vão acontecer e se irão abranger os aprovados neste último concurso ou somente os classificados no certame anterior, que ainda está vigente.

Edital Nº 07/2017

No total, 38.126 candidatos foram aprovados, sendo 33.292 para professor de Educação Básica e 4.834 para especialista. As provas do concurso foram aplicadas no dia 8 de abril, em 45 localidades, e contaram com a participação de mais de 178 mil candidatos. 

 

Nomeações

Nos últimos quatro anos, o Estado já nomeou 54.080 profissionais para atuarem na rede estadual de ensino. Do total de nomeações realizadas, 83% são de profissionais para atuarem dentro das salas de aula. "As nomeações de aprovados nesse novo concurso vão possibilitar que os professores efetivos se tornem novamente maioria nas escolas estaduais, após muitos anos em que prevaleceram os contratos de vínculo precário", destacou a SEE.

Leia mais:
Inscrições para concurso da Emater serão abertas nesta quarta; salário pode chegar a R$ 5.670
Estão abertas as inscrições para quem quer ser mesário voluntário