Governo Federal autoriza criação de 1,2 mil vagas para professores em universidades federais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
19/10/2017 às 18:22.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:18
 (UFMG/Divulgação)

(UFMG/Divulgação)

Foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (19) a autorização para a criação de 1,2 mil vagas de professores e 700 de cargos técnico-administrativos das universidades federais. 

Segundo os Ministério da Educação e do Planejamento, as prioridades de atendimento atuais são preenchimento de parte do quadro das quatro universidades mais novas, criadas em 2013; expansão referente aos cursos de medicina; ampliação de campus e regularização de déficit de técnico-administrativos decorrentes de decisões judiciais. "Essa liberação é importante para que as universidades federais continuem oferecendo seus cursos de graduação com a qualidade já reconhecida pela sociedade brasileira. Também reafirmamos nosso compromisso e do Governo Federal com o ensino superior", destacou o ministro da Educação, Mendonça Filho. 

A última liberação de docentes foi em agosto de 2015, quando foram autorizadas 880 vagas para o programa de ampliação dos cursos de medicina. No caso do quadro técnico-administrativos, a última liberação de vagas foi em abril de 2014.

Recursos 

De acordo com o MEC, no início do mês, foi autorizada a liberação de R$ 1,2 bilhão para as universidades e institutos federais em todo o país. O valor corresponde ao repasse financeiro para as instituições federais, a 100% da assistência estudantil, ao aumento de 5 pontos percentuais no limite de empenho do orçamento para custeio e 10 pontos percentuais para investimento. Dessa forma, o limite para empenho liberado de custeio aumenta de 80% para 85% e de investimento de 50% para 60%. “Estamos cumprindo rigorosamente o nosso compromisso assumido com os reitores, garantindo os recursos para custeio, investimento, retomada de obras paralisadas e a assistência estudantil”, afirmou o ministro.

* Fonte: Ministério da Educação e Ministério do Planejamento

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por