Governo Federal reconhece situação emergência de BH por causa da chuva

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
18/01/2017 às 18:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 22:28

O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência de Belo Horizonte por causa dos danos provocados pelas fortes chuvas. O pedido foi feito pelo então prefeito Marcio Lacerda em 14 de dezembro do ano passado e aceito, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (18).

Com o reconhecimento, a capital mineira terá acesso às ações de apoio do Governo Federal para socorro e assistência à população, restabelecimento dos serviços essenciais e recuperação das áreas atingidas pelos temporais.

Agora BH também pode solicitar kits de ajuda humanitária, recursos materiais e financeiros, além de outros benefícios, como o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a retomada da atividade econômica.

Balanço

Conforme levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), além de BH, outros 16 municípios decretaram emergência desde o início do período chuvoso. Os temporais provocaram a morte de 18 pessoas e deixaram 2.406 desalojados e 223 desabrigados.

Seca e chuva

Por causa dos temporais, o Governo Federal reconheceu a emergência  também de Central de Minas (MG), Alegria (RS), Riozinho (RS), Santo Cristo (RS) e Três Arroios (RS). Em decorrência da seca, e do extenso periódo de estiagm, os municípios de Santa Teresinha (BA) e Vila Valério (ES) também tiveram a situação de emergência aceitas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por