(Carlos Henrique)
O Governo de Minas lançou, nesta quarta-feira (6), um aplicativo para celulares que reúne serviços públicos ligados a órgãos como a Cemig, Copasa e Detran. O MG app trará, além de informações básicas sobre endereços e telefones das empresas, a possibilidade de o usuário fazer consultas sobre a utilização de cada serviço.
Quem precisa resolver problemas relativos à conta de luz, por exemplo, poderá obter a segunda via da conta, consultar o histórico de pagamento e até mesmo informar a leitura do seu consumo por meio do aplicativo. O mesmo poderá ser feito em relação à conta de água.
Motoristas poderão consultar a situação do carro, da carteira nacional de habilitação ou a situação de processos administrativos em andamento. Informações relativas ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o acesso à Delegacia Virtual estarão nas próximas atualizações do aplicativo, que acontecerão a cada quatro meses.
"Todo projeto é baseado em serviço, engajamento e informação ao cidadão. Invertemos a lógica dessa relação e, agora, é o governo quem vai acionar o cidadão por meio de avisos de que um determinado documento venceu, por exemplo", explicou o gerente de construção web da Prodemge, Renan Ribeiro.