O investimento de R$ 10 milhões para que fosse possível montar o curso de medicina na Faculdade de Minas (Faminas-BH), em agosto de 2012, deu resultado. Cinco anos depois, a instituição conquistou a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Diretor de ensino da unidade, o professor Everton Ricardo dos Reis afirma que a classificação é o reconhecimento de um trabalho intensivo em busca de qualidade e repercute diretamente na formação dos alunos. “O curso conta com mais de 800 alunos matriculados. Mesmo ainda não integralizado (os primeiros médicos só formarão em julho de 2018), ele já é visto como referência para muitos profissionais da área da saúde”.

A instituição tem convênio com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que conta com 13 hospitais, e a Santa Casa. A graduação oferece o Laboratório de Simulação Realística (Simulab), onde estão robôs que reproduzem fielmente o corpo humano e suas patologias. “Também temos convênios com todas as prefeituras da região metropolitana, laboratório de cirurgia que remete ao bloco cirúrgico hospitalar e acervo bibliográfico atual”, enfatiza Reis.

A Faminas-BH fez um amplo planejamento, que vai desde o corpo docente à infraestrutura. Segundo Everton Reis, a conquista retrata a formalização e o reconhecimento do nível de excelência do ensino médico da faculdade. “Certificado pelo órgão máximo de regulação e avaliação do ensino superior, que é o MEC, a nota corrobora com o trabalho sério, dedicado e engajado da coordenadoria do curso de medicina, professores e diretoria da Faminas-BH em prol da formação integral do egresso médico”, afirma.

Medicina Faminas BH
A primeira turma de medicina irá se formar em 2018, mas o curso já é bem visto por profissionais da saúde

Em julho de 2014, a equipe da coordenadoria acadêmica e o corpo administrativo da Faminas-BH foram reformulados, com a contratação de professores com ampla experiência

Qualificação

O Simulab tem revolucionado o ensino dos cursos na área da saúde. Em 2016, a estrutura foi certificada pela American Heart Association como “Authorized Training Center”. 

O laboratório está em uma área construída de 800 metros quadrados, com investimento de mais de R$ 4 milhões. A estrutura permite aos alunos prestar um atendimento completo, de forma simulada, mas com intensidade real. Assim, os futuros médicos podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. As aulas são realizadas com um grupo de, no máximo, 15 pessoas. No total, o ambiente comporta dez aulas simultâneas.

Serviço: Faminas BH
Endereço: Avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Clóris
Telefone: (31) 2126-3100
Site: faminasbh.edu.br