Mais do que nunca a sombrinha deve ser companheira inseparável dos moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte. É que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuva, muita chuva. A intensidade das precipitações vai oscilar entre fraca, moderada e forte, mas pelo menos até o dia 17 deve chover todos os dias, nem que sejam pancadas isoladas.

A boa notícia é que não há previsão de chuva de granizo. "A última tempestade com granizo foi provocada porque a temperatura subiu muito. Mas agora o tempo ficará fechado e essa precipitação com pedras de gelo não deve voltar a ocorrer", explicou o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na última quarta-feira (29), uma tempestade de granizo atingiu e deixou rastro de destruição em vários municípios da Região Metropolitana de BH. A cidade de Caeté, uma das mais afetadas, decretou situação de emergência após diversos moradores ficarem desabrigados. 

Previsão

Nesta sexta-feira (1º) pode ocorrer pancadas fortes em BH e nas cidades vizinhas. No fim de semana as precipitações devem ser isoladas e de fraca intensidade, segundo Ladeia. Porém, a  partir da semana que vem as pancadas ganham força e entre segunda-feira (4) e terça-feira (5) volta a chover de maneira continua na Grande BH.

Nos próximos três dias, os termômetros devem oscilar entre 16ºC e 24ºC e a umidade relativa do ar ficará em torno dos 80%, segundo o Centro de Climatologia TempoClima/Puc Minas.

Dezembro chuvoso

Para este mês, conforme Luiz Ladeia, do Inmet, muita água deve cair do céu. A média histórica para dezembro é de precipitações em torno dos 319 milímetros. E esse índice deve ser alcançado. "A tendência é de que o valor seja igualado", informou o especialista.

Leia mais:
Cidades fazem campanha para desalojados após forte temporal; saiba como ajudar
Defesa Civil emite mais um alerta de temporal para Grande BH
Moradores de cidades da Grande BH ainda estão sem luz após temporal dessa quarta
Chuva alaga ruas e avenidas de Ipatinga